Vitaminas e minerais essenciais são micronutrientes, componentes da dieta necessários em pequenas quantidades para suportar praticamente todas as atividades metabólicas do corpo humano, incluindo sinalização celular, produção de anticorpos, hormônios, regulação do crescimento e equilíbrio geral do organismo.
Na gestação a necessidade de alguns micronutrientes aumenta e, por isso, é comum que nutricionistas e médicos prescrevem suplementos multivitamínicos e minerais para mulheres grávidas. Contudo, uma dieta variada e bastante nutritiva costuma ser suficiente para que a mulher consiga suprir estas necessidades aumentadas, mesmo que não possa comprar suplementos específicos para a gravidez. Exceções costumam ser o ferro e o ácido fólico, fornecidos pelo sistema público de saúde. Solicite na consulta de pré-natal.
Contudo, em situações de emergência, estes e outros nutrientes podem ser necessários na forma de suplemento, especialmente se a mulher encontra-se em situação de insegurança alimentar e não tem acesso à uma alimentação variada todos os dias. Moradoras de rua, mulheres sem renda e sem apoio familiar, gestantes em situações precárias deveriam ser então ser incluídas em políticas públicas diferenciadas.