Quando uma mulher bebe álcool durante a gravidez, o álcool chega ao bebê por meio da corrente sanguínea. Consumir álcool durante a gravidez pode causar a síndrome do álcool fetal (SAF), uma condição séria que pode afetar uma criança por toda a vida.
A síndrome alcoólica fetal (SAF)
Crianças com SAF apresentam problemas de desenvolvimento, aprendizagem, comportamento e habilidades sociais. Quanto mais álcool a mulher grávida ingerir, mais danos podem ser causados ao seu bebê.
Se você está pensando em engravidar, é melhor parar de beber álcool agora. Então você saberá com certeza que seu bebê estará seguro contra SAF. Mulheres que têm dificuldade para parar de beber ou que já têm um filho com SAF devem buscar ajuda antes de engravidar.
Se você já está grávida, o melhor é parar de beber álcool completamente pois não é conhecida a dosagem segura. Mesmo a famosa cerveja sem álcool não é zero de álcool
Categorização dos rótulos das cervejas
Cerveja sem álcool (Alcohol-free beer) = não mais que 0,05% de álcool (é baixo mas não é zero)
Cerveja com remoção de álcool (De-alcoholised beer) = não mais do que 0,5% de álcool por volume
Cerveja com baixo teor de álcool = não mais que 1,2% de álcool por volume
Cerveja alcoólica = contém mais de 1,2% de álcool por volume
Como os homens podem ajudar?
Pais, tios, irmãos podem ajudar com apoio e com exemplo (não consumindo álcool perto de uma mulher grávida que amava beber). “É preciso uma aldeia para se educar uma criança”. O provérbio africano nos lembra que a educação ocorre nos exemplos de todos.
O que acontece com os bebês cujas mães bebem durante a gravidez?
Os bebês expostos ao álcool antes de nascerem podem nascer com baixo peso, nascer com olhos pequenos, estreitos, lábio superior mais fino ou achatado. Hiperatividade, incapacidade em seguir instruções simples, atraso no desenvolvimento, dificuldade no aprendizado, problemas comportamentais podem durar por toda a vida e contribuir para baixa autoestima.
Bebês expostos a grandes quantidades de álcool antes do nascimento podem sofrer abstinência nas primeiras semanas de vida. Essa abstinência geralmente começa antes de eles deixarem o hospital. Os sintomas de abstinência incluem:
irritabilidade extrema (ou agitação);
tremores;
problemas de alimentação;
diarréia;
arritmia cardíaca.
Identificação precoce de casos
A identificação precoce dos casos de SAF faz com que crianças recebam tratamento e acompanhamento precoces, garantindo um melhor desenvolvimento e prevenindo problemas de saúde mental, atrasos escolares e abuso de drogas ou álcool na adolescência e fase adulta.