Progressão do comprometimento cognitivo para demência

A partir dos 40/ 50 anos de vida a capacidade de armazenar informações diminui. É comum idosos lembrarem de tudo o que aconteceu no passado mas terem mais dificuldade para fixar novas informações. Esquecer é normal. Quem nunca perdeu as chaves ou esqueceu de pagar uma conta. Um comprometimento cognitivo leve não evolui automaticamente para demência. O processo leva de anos a décadas e na verdade só evolui para demência completa em 15% dos casos. O risco aumenta se houverem alterações genéticas (como na síndrome de Down), se o paciente for diabético ou hipertenso, se tiver arteriosclerose, se sofrer traumatismo craniano ou depressão.

A prevenção da demência exige a manutenção de um estilo de vida saudável com atividade física para melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. O treinamento cognitivo também é importante melhorando as habilidades de pensamento. Envolve exercícios baseados em computador ou vídeo que estimulam a pessoa a aprimorar seus tempos de resposta e atenção. A socialização e participação em eventos sociais e familiares também é importante retardando o declínio cognitivo. Em relação à nutrição, dieta antiinflamatória e suplementos são recomendados (Lott & Head, 2019).

Em agosto estarei em Brasília e darei uma palestra sobre o Alzheimer na síndrome de Down. Atualmente está disponível um Pacote promocional que inclui:

  • Consultoria online para definição de cardápio e suplementação na Síndrome de Down

  • Acesso ao curso online na plataforma Udemy

  • Acesso à palestra em Brasília em agosto (data a confirmar).

Valor: de R$ 600,00 por R$ 400,00 (dividido em duas parcelas) - 12 vagas neste pacote

Para aquisição e agendamento da consultoria: https://bit.ly/2T3RvrW

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags