Altas taxas de açúcar no sangue aumentam o risco de Alzheimer em aproximadamente 15%

A doença de Alzheimer (DA) é uma importante causa de morbimortalidade entre idosos. Até o momento, não existe nenhum medicamento capaz de prevenir ou reverter o declínio cognitivo associado ao Alzheimer. Por isso, a prevenção é fundamental.

Fatores de risco cerebrovasculares potencialmente modificáveis, incluindo obesidade, diabetes e colesterol alto, contribuem para o desenvolvimento de comprometimento cognitivo no final da vida e DA. Estudo publicado nos Estados Unidos mostrou o resultado do acompanhamento de 3.000 adultos por 38 anos (Zhang et al., 2022).

Os pesquisadores observaram que os pacientes que tinham glicose mais elevada na fase adulta tiveram um risco quase 15% maior de desenvolvimento de demência na velhice. Reduzir açúcar, aumentar a ingestão de fibras, manter o intestino saudável, praticar atividade física, não engordar muito ao longo dos anos são estratégias importantes para a regulação da glicemia. Não deixe para depois. As alterações no cérebro começam 20 a 30 anos antes do diagnóstico da doença de Alzheimer.

Tudo sobre o cérebro: https://t21.video

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags