Qual dieta de emagrecimento funcionou para você?

O acúmulo de gordura entre as pessoas é bastante variável. Além das questões hormonais e de estilo de vida estão as questões genéticas. Por exemplo, pessoas que apresentam mutações para 5 variantes do gene FTO (Fat mass and obesity-associated protein) tendem a ter células adiposas maiores e mitocôndrias menores do que o das pessoas que não apresentam tais formas. Possivelmente indivíduos com a mutação do FTO beneficiam-se mais de dieta cetogênica e jejum.

A dieta cetogênica faz parte de um conjunto de estratégias para fazer com que o corpo produza corpos cetônicos a partir da gordura da dieta e daquela estocada no tecido adiposo. Ovos, legumes e frutas de baixo índice glicêmico, abacate, açaí, castanhas, sementes, peixe e até chocolate com alto percentual de cacau podem entrar no cardápio, Tenho um curso online sobre o tema, para quem quiser aprender mais.

download.png

Mas lembro que não há uma dieta que funcione para todos. Precisamos respeitar gostos, idade, metabolismo, renda… Em relação à genética, para as pessoas sem mutação do FTO, tais estratégias podem ser inconvenientes, estressantes, rígidas demais ou mesmo desnecessárias.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/