Síndrome do intestino irritável não tratada aumenta o risco de declínio cognitivo e demência

Apesar de ser um dos distúrbios digestivos mais comuns entre adultos, a SII (Síndrome do Intestino Irritável) ainda não é completamente compreendida. O que sabemos é se seu estômago dói depois de comer, você sofre com diarreia consistente ou explosiva, ou está enfrentando outros problemas digestivos e não consegue identificar o motivo, pode estar apresentando sintomas da SII. Sua identificação nem sempre é fácil pois os sintomas não são sempre os mesmos. Você também pode apresentar inchaço abdominal, gases, constipação intercalada com diarreia, presença de muco nas fezes.

A SII parece ocorrer com mais frequência em mulheres jovens e de meia-idade, mas homens e mulheres podem desenvolver sintomas de SII a qualquer momento desde a infância até a velhice. É o que chamamos de distúrbio funcional – ou seja, o trato digestivo não funciona como deveria.

Pacientes com SII também têm maior risco de comorbidades, sejam doenças constitucionais ou mentais, resultando em declínio na qualidade de vida e aumento nos gastos médicos. O eixo microbioma-cérebro-intestino é composto pelo sistema nervoso central, sistemas neuroendócrino e neuroimune, sistema nervoso autônomo, sistema nervoso entérico (ENS) e microbioma intestinal. O cérebro pode influenciar a motilidade, sensação e secreção no trato digestivo por meio de sinalização entre neurônios, hormônios e citocinas. Além disso, o trato GI pode modular a função cerebral reciprocamente através do mesmo mecanismo. Estudos mostram que um intestino ruim e negligenciado ao longo da vida aumenta o risco de declínio cognitivo e demência (Chen, Lin, & Kao, 2016).

Entre as causas da SII estão problemas na musculatura ou inervação intestinal. Se há problemas, a pessoa pode sentir espasmos, as contrações dos músculos são mais longas, mais fortes e muitas vezes dolorosas. Podem causar diarreia. Quando desaceleram em um mecanismo de defesa, você fica constipado. É como se a pessoa vivesse sob um efeito ioiô, entre extremos.

Outras causas incluem inflamação intestinal, infecção bacteriana e mudanças na microbiota. A SII é crônica (de longo prazo) e costuma ser recorrente, voltando de tempos em tempos quando a pessoa muda a alimentação, está mais estressada ou pega uma infecção. Portanto, o tratamento inclui a adoção de um estilo de vida saudável, com dieta, atividade física, boa hidratação, gerenciamenteo do estresse, massagens, para evitar novos quadros. Nos períodos agudos de mal estar podem ser necessários medicamentos e suplementos, como probióticos.

PREVENÇÃO E REVERSÃO DO DECLÍNIO COGNITIVO

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,