A reversão do declínio cognitivo é possível

O Declínio ou Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) é uma condição síndrômica de transição entre cognição normal e demência. É uma fase sintomática, porém pré-demencial de várias condições neurológicas, como a doença de Alzheimer (DA). O diagnóstico é caracterizado por alterações cognitivas em avaliação neuropsicológica, associada à presença de queixas subjetivas de declínio cognitivo (frequentemente perda de memória, esquecimento de compromissos, perda de objetos, dificuldade de tomada de decisões, problemas para acompanhar conversas etc).

Entre os fatores de risco para o CCL destacam-se doença cerebrovascular, lesões traumáticas, depressão, ansiedade, envelhecimento, estresse oxidativo, resistência insulínica, diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo, aterosclerose, baixo nível educacional, pressão arterial elevada, alterações genéticas, distúrbios hormonais, deficiências nutricionais, síndrome pós COVID.

Mas nem todos os pacientes com CCL desenvolverão Alzheimer. São fatores preditivos de reversão: continuar aprendendo (estudos mostram que leitura de livros e jornais é fator protetor), participar de atividades significativas na comunidade, continuar dirigindo ou usando mapas, não ter mutação APOE4, voltar ao peso saudável, praticar atividade física, deixar de fumar, reduzir resistência insulínica, pressão arterial e oxidação de colesterol, com dieta antiinflamatória, suplementação e jejum.

Importância do jejum na prevenção e reversão do declínio cognitivo

O jejum é uma peça importante do protocolo KETOFLEX 12/3 para prevenção e reversão do declínio cognitivo e da doença de Alzhemer. Promove autofagia celular, com muitos benefícios para corpo e mente.

Metas de jejum de acordo com sua genética

  • Pessoas não portadoras do gene APOE4: 12 a 14 horas de jejum, com última refeição pelo menos 3 horas antes de deitar

  • Pessoas portadoras do gene APOE4: 14 a 16 horas de jejum, com última refeição pelo menos 3 horas antes de deitar

Pessoas com baixo peso não devem fazer jejum prolongado (mulheres com IMC abaixo de 18 e homens com IMC abaixo de 19). Comer mais gordura, adequar proteína, treinar para ganhar músculo, dormir mais, descansar, não esquecer dos amidos resistentes). Perder muito peso aumenta risco de sarcopenia e de declínio cognitivo.

CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags