Comprometimento celular cerebral

As células do nosso corpo não sofrem todas ao mesmo tempo. Se você bater o dedinho do pé na mesinha de centro da sala, estas células podem estar comprometidas enquanto as demais estarão funcionando normalmente.

Mesmo em doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, observamos o comprometimento no metabolismo celular em algumas regiões do cérebro, mas não em todas. Nestas células cerebrais que não estão funcionando bem é frequente um metabolismo glicolítico comprometido. E isto é mal. Quando o cérebro não consegue utilizar glicose, há maior produção de beta amilóide, um dos fatores comprometedores da cognição. Além disso, se as mitocôndrias estão comprometidas e só conseguem produzir, digamos, 60% da energia que precisam, as células de reparo não conseguirão realizar o seu trabalho, agravando a névoa mental e deteriorando, ao longo do tempo, a cognição.

Os mecanismos que levam ao Alzheimer são complexos. No caso do metabolismo glicolítico comprometido, grupos de pesquisas têm sugerido e demonstrado benefícios do plano alimentar keto Flex 12/3. Quando fornecemos corpos cetônicos começam a funcionar melhor.

Este plano alimentar é cetogênico, rico em plantas e altamente nutritivo. Deve ser combinado com jejum noturno de pelo menos 12 horas, sendo que a última refeição deve ser realizada com um intervalo mínimo de 3 horas antes de dormir. O protocolo Recode utiliza este plano, associando-o a outros fatores que melhoram a função cerebral, como atividade física de alta intensidade, sono reparador e suplementação de nutrientes selecionados:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags