O Nrf2 (fator nuclear derivado de eritróide 2) é um caminho bioquímico crítico para a saúde, sendo a via conhecida mais importante no aumento das defesas antioxidantes do corpo. Atua como um fator de transcrição, ou seja, uma proteína capaz de influenciar a expressão genética e a transcrição de outras proteínas. Dentre elas estão as proteínas antioxidantes, que protegem o corpo contra o estresse oxidativo, danos e inflamação.
O Nrf2 é encontrado em maiores quantidades nos rins, músculos esqueléticos, pulmões, coração, fígado e cérebro - tecidos que sofrem com estresse oxidativo. Substâncias que estimulam a via Nrf2 estão sendo estudadas para o tratamento de doenças causadas pelo ataque por radicais livres a estes tecidos.
Como funciona?
O Nrf2 estimula a geração do grupo NQO1, antioxidante que doa elétrons e desintoxica uma variedade de produtos químicos e drogas. O NQO1 é importante para a desintoxicação da fase 2, no fígado.
O Nrf2 também estimula a produção de glutationa, um dos mais importantes antioxidantes do organismo. Além disso, a ativação do Nrf2 também é responsável pela produção de glutationa S-transferase (GST), a qual permite que a glutationa se ligue a drogas e toxinas, para que o corpo possa eliminar compostos potencialmente nocivos e tóxicos.
Nrf2 estimula a heme oxigenase-1 (HMOX1 ou HO-1), uma enzima que catalisa a quebra do heme na biliverdina, que atua como antioxidante. O HO-1 também defende o corpo contra a sepse, hipertensão, aterosclerose, lesão pulmonar aguda, lesão renal e inflamação e dor.
Como aumentar NRF2?
Alimentos ricos em quercetina como alcaparras, pimentão amarelo, cebola, maçã com casca, uvas vermelhas
Alicina e aliina do alho e cebola
Flavonóides de fruas vermelhas, roxas e pretas
Compostos fenólicos e terpenóides de ervas e especiarias
Aumentar butirato (corebiome pós biótico)
Atividade física em jejum