Fitoquímicos reduzem inflamação e risco de doenças

Compostos naturais das plantas (fitoquímicos) são fundamentais para a diminuição da inflamação crônica no organismo. É sabido que a inflamação aumenta o risco de doenças como  câncer, doenças cardiovasculares, resistência à insulina, diabetes, artrite, artrose, Alzheimer dentre outras.  

Seis destes compostos - luteolina (chá de camomila, pimentão verde), quercetina (maçãs, cebola), crisina (maracujá), eriodicitol, hesperetina e naringenina (estas três encontradas nas laranjas, limão e outras frutas cítricas) atuam como agentes antiinflamatórios. Estes 6 fitoquímicos conseguem atuar na enzima TBK1 inibindo a habilidade da mesma sinalizar a inflamação. Dentre eles, parece que a luteolina é o principal inibidor do TBK1. O ácido elágico dos morangos também parece ter o mesmo efeito.

Outras estratégias importantes para o combate à inflamação:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/