Você está cansado de saber que um prato colorido é fundamental já que não existe um alimento perfeito. É a variedade que proporciona os nutrientes e fitoquímicos necessários à boa saúde. Como não escrevo sobre este assunto à tempos, vamos revisar:
Vermelhos: fonte de licopeno, composto antioxidante, que dá cor a alimentos como uvas roxas, maçãs, cerejas, pimentões vermelhos, tomate, beterraba, melancia e goiaba. Seu efeito protetor é bem documentado em estudos sobre câncer de pulmão e próstata.
Roxos: fornecem antocianinas, fitoquímicos que nos protegem contra as doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer. Aposte novamente nas uvas roxas e também nas amoras, mirtilo, açaí, ameixa e berinjela.
Verdes: uvas verdes, maçãs, melão, kiwi, espinafre, abacate, feijão verde, folhosos em geral são fonte de clorofila e luteína, responsáveis pela redução do risco de infarto e problemas oculares, como a degeneração macular.
Nosso cérebro precisa muito de vitamina B9. Os vegetais verde escuros fornecem ainda magnésio, carotenóides, vitamina C, vitamina E, fibras, vitamina K, potássio, cálcio, ferro, luteína e zeaxantina. Está tudo caro? Aproveite ao máximo aos alimentos. Coma as hiper nutritivas folha de beterraba, folha de rabanete, folha de couve-flor, folha da cenoura... Talvez você nunca tenha visto estas folhas pois geralmente são cortadas e jogadas fora. Vá à feira e peça para o feirante.
Corte-as fininhas como faria com a couve da feijoada, coloque na frigideira com um pouquinho de água, tampe a frigideira, e abafe. Cozinhe em fogo médio para baixo. Folhas abafadas são ótimas para a saúde. Quando for comer, coloque um pouquinho de limão para facilitar a absorção do ferro. Depois tempere a gosto (azeite de oliva, óleo de gergelim, de chia, de linhaça, de girassol extra virgem, sal...). Cozinha bem rapidinho, 2 a 3 minutinhos. O sabor amargo é derivado de substâncias contendo enxofre que ajudam o fígado a eliminar toxinas.
Alaranjados: fonte principal de beta-caroteno, composto que dá a cor característica a vegetais como mamão, laranja, manga, pêssego, abóbora, milho e cenoura. Seu power antioxidante diminui o risco de doenças cardiovasculares, evita o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico.
este grupo já esteve relegado mas hoje sabemos que compostos como antaxantinas, alicina e aliina são capazes de diminuir a pressão arterial, proteger contra úlceras e câncer de estômago. Bananas, couve-flor, repolho, cogumelos, alho, alho poró, cebola e batata fazem parte deste grupo.
O ideal é ter ao menos um representante de cada um destes grupos diariamente na alimentação.