Poder, você pode tudo. Mas não deve. O açúcar branco não possui micronutrientes. Ou seja, não possui vitaminas, minerais. Nem fibras ou fitoquímicos protetores. Dando açúcar você adiciona à dieta do bebê calorias, sem qualidade. E, quanto mais der açúcar ao bebê e crianças pequenas mais estimulará o paladar por esse tipo de alimento. Assim, a aceitação de alimentos saudáveis diminui e o risco de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e outras doenças aumenta.
Bebês e crianças precisam consumir mais alimentos frescos, “in natura". São frutas, verduras, cereais, ovos, leguminosas, peixe, leite materno. Acostume seus filhos com o sabor natural dos alimentos. Alimentos saudáveis mantém também o intestino saudável e este é fundamental para a boa imunidade e a preservação da saúde.
Nenhum bebê sonha com sorvete ou sanduíche do McDonalds. Mas eles aprenderão qualquer coisa. Se ensinar a comer frutas aprenderão. Se ensinar a tomar refrigerantes aprenderão. Vale a pena o esforço para que seu filho coma bem. Este é um investimento certeiro que trás muitos benefícios para o adequado crescimento e desenvolvimento.
Fuja, pelo menos até os 3 anos de vida de alimentos ultraprocessados. Biscoitos, doces, bolos, gelatinas, hambúrgueres, danoninhos e outros alimentos industrializados são ricos em corantes, substâncias potencialmente cancerígenas, alergênicas e também envolvidas com dificuldades respiratórias e hiperatividade.