Estressado? Tire uma soneca

baby-1151351_1920.jpg

Bebês cansados ficam mal-humorados. A soneca durante o dia é fundamental para os pequenos. Mas não só para eles. O sono nos ajuda a reparar células e também a regular as emoções. Enquanto dormimos as experiências vão sendo guardadas, as lembranças e o aprendizado consolidam-se.

Dormir também reduz o estresse e ajuda o cérebro a lidar melhor com eventos traumáticos. Dormir dentro de 24 horas após uma experiência traumática tornará essas memórias menos angustiantes. Crianças que dormem pouco são mais sensíveis aos estímulos emocionais. Um adulto tem um hipocampo mais maduro e, portanto, uma maior capacidade de manter as memórias e lidar com as emoções. Mesmo assim, o sono é fundamental.

A privação do sono funciona como um mergulho em um rio bem gelado. O corpo reduz a circulação sanguínea para as extremidades para manter o núcleo (onde estão órgãos importantes como pulmões e coração) aquecido. Sem sono acontece o mesmo. Quando você não está dormindo bem, a capacidade do cérebro de fazer as coisas fica reduzida. Você prestará menos atenção nas conversas, sua produtividade no trabalho cairá, sua paciência com os filhos será reduzida, pequenos problemas parecerão maiores. A probabilidade de você sentir-se triste, deprimido ou ansioso também aumenta se estiver muito cansado. Para seus relacionamentos não serem prejudicados deixe as conversas sérias para quando estiver descansado.

E mais: dormir pouco aumenta o risco de diabetes, obesidade e doenças cardíacas. Respeite seu corpo e sua necessidade de sono. Sentindo-se triste, ansioso, estressado ou irritado? Descanse, tire uma soneca ou vá para cama mais cedo à noite.

Não adianta colocar todas as suas fichas na suplementação de melatonina. Um sono reparador exige queda de dopamina (saia da vida louca, relaxe mais cedo, desligue o celular). Aumente a serotonina com atividade física regular, banhos de sol, alimentação rica em triptofano (aminoácido presente em salmão, ovo, banana, abacate, nozes, cacau, castanhas) e com atividades noturnas relaxantes. Mantenha cortisol baixo. Para isso tem que diminuir o estresse, meditar, praticar yoga, descansar (não dá para ficar 24 horas no ar, 7 dias por semana). Por fim, ter valores de açúcar no sangue saudáveis (nem altos, nem baixos).

Com isso, e um quarto escurinho, a maioria das pessoas produz melatonina naturalmente e não precisa nem suplementar nada. Mesmo assim, se nada disso resolver podemos conversar sobre a melatonina e também sobre suplementos como valeriana, melatonina, fosfatidilserina, L-triptofano ou, L-teanina. Para agendar sua consulta clique aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,