Os 7 motivos pelos quais o bebê para de chorar quando mama

Os bebês choram por muitos motivos. Pode estar com fome, com sede, com a fralda suja, com sono, com dor de barriga, carentes, com frio, com os dentinhos nascendo, entediados, doentes. Quando o bebê é amamentado recebe muito mais do que nutrientes da mãe. Aqui estão 7 razões pelas quais crianças param de chorar quando são amamentadas:

cc3c2658f23571a8eb34a0e34d71e80a.jpg

1) O leite tem a quantidade de calorias, carboidratos, lipídios e proteínas perfeitas para o desenvolvimento do bebê. Se está com fome, não precisa de mais nada até os 6 meses, além do leite da própria mãe. Bebês de todos os mamíferos ficam irritados se estão com fome e calmos quando estão alimentados.

2) Se o bebê está com sede também pedirá para mamar. O leite humano é composto de 90% de água. Por isso, o bebê que está sendo exclusivamente amamentado estará bem hidratado, não precisando de água extra na alimentação.

3) Os bebês sentem-se seguros quando mamam. Existem estudos mostrando que o aleitamento ajuda o bebê a sentir-se menos estressado.

4) Ajuda a dormir. Mamar cansa. Além disso o leite materno contém melatonina (hormônio do sono), aminoácidos e nucleotídeos que facilitam o sono. Quando o bebê mama ele próprio também libera colecistocinina, que facilita o relaxamento e o descanso (Urväs-Moberg, Marchini & Winberg, 1993; Engler et al., 2012).

5) O bebê fica mais quentinho quando está perto da mãe. Sugar é difícil. Mamar é o maior esforço que um bebê recém-nascido faz durante o dia. Por isso, ele acaba aquecendo, como se estivesse fazendo uma atividade física. Se estava com frio, a atividade e o contato com o corpo da mãe farão com que fique bem confortável. Se já estava com calor, vai suar para regular a própria temperatura corporal.

6) O leite materno possui gosto levemente adocicado e o ser humano ama este sabor. Ao entrarmos em contato com açúcares produzimos dopamina, neurotransmissor da recompensa, do prazer.

7) A boca é a zona corpórea inaugural que possibilita ao bebê um encontro com o outro e com o mundo. Mamando o bebê é muito estimulado e o tédio vai embora. Ele sente diferentes sabores com o leite materno. No colo da mãe sente cheiros, texturas. Ele toca a mãe, olha. É um momento de grande aprendizado. Neste vídeo falo um pouco sobre a oralidade, que também é importante em outras fases da vida:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/