Pessoas que consomem mais gorduras precisam aumentar a ingestão de vitamina E

A alta concentração de colesterol no plasma leva à aterosclerose (acúmulo de gordura nos vasos). Por consequência, há maior risco de infarto cardíaco e acidente vascular cerebral. Dietas muito ricas em carboidratos simples geram aumento do estoque de gordura. Além disso, pessoas que consomem muita gordura saturada, presente em carnes gordas, embutidos, laticínios integrais, alimentos ultraprocessados ricos em gordura (como sorvetes) tendem a possuir níveis mais altos de colesterol.

vitamina-cachorro-e.jpg

Gorduras são fundamentais para nossa saúde pois fornecem ácidos graxos que participam da constituição de membranas e síntese de hormônios. Também fornecem energia, atuam como isolante térmico e físico, são fundamentais para a síntese de ácidos biliares, que participarão da digestão.

Também melhoram a palatabilidade (sabor) dos alimentos, aumentam a saciedade e transportam vitaminas. Porém, as gorduras são super sensíveis à oxidação, ou seja, à perda de elétrons após o ataque por radicais livres. É por isso, que dietas com mais gordura precisam também ter mais vitamina E para que o corpo fique protegido contra doenças. Abordei este e outros temas no vídeo:

Vegetarianos também podem ter colesterol alto

Apesar das dietas a base de plantas serem mais ricas em fibras, antioxidantes e pobres em colesterol, vegetarianos podem também ter colesterol alto. Um dos motivos é a disbiose intestinal. Quando bactérias ruins proliferam-se, aumentam a produção de endotoxinas. Ao serem absorvidas pelo intestino, chegam ao fígado, desregulando-o. Neste momento o fígado passa a produzir mais colesterol.

Muitos vegetarianos possuem uma dieta excessivamente industrializada. Não comem carne, mas comem substitutos industrializados, ricos em corantes, conservantes, açúcar ou gordura de qualidade duvidosa. Muitos medicamentos, como anticoncepcionais, antidepressivos, antiinflamatórios prejudicam o intestino. Fora isso, a ansiedade e o estresse excessivo também estão entre as causas de disbiose. A saúde depende de cuidados globais, de corpo e mente. Além de cuidar da dieta adote práticas integrativas como yoga e meditação.

PRECISA DE AJUDA?

MARQUE AQUI SUA CONSULTA NUTRICIONAL ONLINE

Assine meu canal no YouTube e não perca nenhum vídeo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/