O acúmulo de gordura dentro dos vasos (aterosclerose) é uma das causas das doenças cardíacas. Estes depósitos de gordura dificultam a passagem de sangue pelos vasos, aumentando o risco de infartos, derrame e morte súbita. Dentre as causas deste acúmulo de gordura estão o excesso de colesterol, a pressão alta, o diabetes, o tabagismo, a obesidade, a falta de atividade física, a inflamação, o excesso de radicais livres, a predisposição genética, o envelhecimento e anormalidades na metilação.
A metilação (união de CH3) de genes protetores (como ESR1 e ESR2) contra a aterosclerose pode contribuir para o risco cardíaco. A suplementação excessiva de compostos como ácido fólico e metionina (tanto durante a gestação quanto durante outras fases da vida) podem gerar hipermetilação e aumento do risco de doenças. Por outro lado, indivíduos com variações genéticas importantes podem necessitar de suplementos específicos para que consigam proteger genes importantes. O ideal é que tudo seja individualizado e para conhecermos os genes exames nutrigenéticos são solicitados.
A nutrição possui um papel chave na prevenção das doenças cardiovasculares pela modulação da metilação, inflamação, estresse oxidativo etc. Neste vídeo falo de aspectos importantes da nutrição para a saúde cardiovascular com alimentos fáceis de incluir no cardápio: