Você está acima do peso? Tem refluxo, queimação, sofre com gases ou prisão de ventre? Ou está com colesterol, triglicerídeos, glicemia aumentados?
Passamos a vida fazendo escolhas diárias sobre a alimentação. Você consome pelo menos 400g de frutas e verduras diariamente, como recomendado pela Organização Mundial de Saúde? Ou troca os alimentos de origem vegetais por carnes, massas, hamburgueres, pizza, batata frita e refrigerantes?
A boa notícia é que a dieta pode ser melhorada a qualquer momento e existem evidências de que mesmo processos ateroscleróticos podem ser revertidos com mudanças no estilo de vida. Com as intervenções corretas, você pode reduzir o risco de várias doenças em até 80%.
Adote uma dieta rica em verduras, legumes e frutas, gorduras saudáveis, castanhas e fontes de ômega-3 (chia, linhaça ou peixes marinhos de água fria e profunda).
Sua pressão sanguínea está acima de 130/80? Para evitar ataque cardíaco e derrame cerebral faça atividade física, controle seu peso, pare de fumar, consuma menos álcool, aumente a ingestão de potássio (vindo de frutas e verduras) e reduza a ingestão de sódio. Além disso, procure um cardiologista para avaliar a necessidade de uso de drogas anti-hipertensivas.
Comece hoje pois quanto mais tempo adiar um projeto de vida saudável mais difícil vai ficando. Não é fácil mudar uma vida inteira de hábitos inadequados. Quantas pessoas entram e saem de dietas, emagrecem e engordam? Por isso, a prevenção é muito importante para reduzir o risco de doenças como diabetes, problemas cardíacos, esteatose hepática, Alzheimer e vários tipos de câncer.