O omeprazol é um medicamento indicado para tratar o desconforto estomacal em pacientes com úlceras no estômago ou no intestino. Também costuma ser prescrito para pacientes com refluxo, hérnia de hiato ou infecção pela bactéria Helicobacter pylori.
Antibióticos não tem venda livre, devendo ser prescrito por médicos pois, ao inibir a bomba de prótons, acaba dificultando a digestão de proteínas, a absorção de vitamina B12 e de alguns minerais, aumentando inclusive o risco de osteoporose e anemia.
Medicamentos usados para o tratamento da gastrite alteram muito a microbiota (conjunto de seres vivos que habitam nosso organismo). A microbiota intestinal desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde humana.
O uso prolongado de medicamentos do grupo dos prazóis (omeprazol, pantoprazol, esomeprazol, lansoprazol etc) causam disbiose intestinal. E, ao desregularem o intestino, aumentam a inflamação e contribuem para o desenvolvimento de hipertensão, insuficiência cardíaca e renal (Kitai e Tang, 2018) e inflamação crônica intestinal.
Modificações na microbiota causadas pelo uso de antiácidos
Para o tratamento da acidez excessiva mudanças no estilo de vida são necessárias. Fatores de risco para a gastrite, incluem, por exemplo, dieta pobre (rica em fast food), deficiências nutricionais, excesso de peso, consumo excessivo de álcool, tabagismo e ansiedade. Para combater os sintomas beba mais água, mastigue bem os alimentos, fracione suas refeições em menores quantidades, divididas em 6 vezes ao dia, pratique yoga para combater o estresse, pare de fumar, consulte um nutricionista e converse sobre a suplementação de nutrientes e compostos benéficos incluindo vitamina B12, vitamina C, probióticos, ômega-3 e extrato de aloe vera. Fazendo estas melhorias e emagrecendo, será muito mais fácil o desmame da medicação.
Alternativa ao uso dos prazóis
A espinheira santa (Maytenus ilicifolia) é uma planta medicinal, cientificamente comprovada por sua eficácia no combate às dores de estômago, gastrite, úlcera, azia e queimação. Possui atividade semelhante aos bloqueadores de bomba de prótons, tais como o Omeprazol, mas não altera o pH gástrico, impedindo gastrite alcalina, problemas de digestão e deficiência de Vitamina B12.