O vinagre tem funções na culinária, na limpeza e na estética. Algumas pesquisas mostram que as propriedades do vinagre se estendem também à saúde.
Por exemplo, estudo publicado no Journal of Diabetes Care mostrou que consumir vinagre antes das refeições poderia ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de glicose em 25% em pessoas com diabetes tipo 2. O que acontece é que o vinagre diluído em água parece retardar a digestão do amido.
O vinagre também parece reduzir os níveis de triglicerídeos e de colesterol do tipo LDL em animais. Porém, estudos como o de Panetta, Jonk e Shapiro (2013) mostram resultados inconclusivos nesta área.
Mesmo assim, parece valer a pena colocar um pouco de vinagre na salada já que seu ácido acético pode contribuir para reduzir levemente a pressão arterial (Kondo et al., 2001). Melhores estudos em humanos parecem necessários. Pesquisas que analisam o papel do vinagre na supressão do apetite também não são muito promissores.
O vinagre pode ser sim bom para a saúde mas não faz milagres. Alimentação saudável e atividade física são fundamentais para manutenção e recuperação da saúde. Também não abuse do vinagre se sofrer de gastrite ou refluxo gastroesofágico.
Se quiser conhecer mais sobre as propriedades dos alimentos faça o curso online Alimentos Funcionais. O mesmo é perfeito para os que querem aprender mais sobre as propriedades dos alimentos e o impacto dos mesmos na saúde e na prevenção de doenças.
Conheça mais sobre soja, tomate, berinjela, brócolis, mel, açafrão, chá verde, maçã, mirtilo, açaí, dentre tantos outros alimentos. Conversaremos também sobre nutrientes e não nutrientes que podem ser destacados nos rótulos dos alimentos por seu potencial benefício à saúde, incluindo ácidos graxos, carotenóides, fibras e probióticos.
Saiba mais no curso online: Nutrição & Estética
Referências
Johnston, C. S., Kim, C. M., & Buller, A. J. (2004). Vinegar improves insulin sensitivity to a high-carbohydrate meal in subjects with insulin resistance or type 2 diabetes. Diabetes Care, 27(1), 281-282.
Johnston, C. S., & Buller, A. J. (2005). Vinegar and peanut products as complementary foods to reduce postprandial glycemia. Journal of the American Dietetic Association, 105(12), 1939-1942.
Panetta, C. J., Jonk, Y. C., & Shapiro, A. C. (2013). Prospective randomized clinical trial evaluating the impact of vinegar on lipids in non-diabetics. World Journal of Cardiovascular Diseases, 3(2).