Meu sogro adora picles. Eu e meu marido não curtimos mas consumimos outros alimentos fermentados como iogurte, kefir ou kombucha. Estes alimentos possuem bactérias probióticas, que protegem o corpo de várias formas. Minimizam por exemplo o crescimento de fungos, como a cândida.
A cândida é um tipo de levedura comum no corpo, especialmente na boca e intestinos. Contudo, seu crescimento exagerado pode causar problemas de saúde como:
Alergias, sensibilidades e intolerâncias;
Asma;
Maior sensibilidade a alérgenos típicos, como perfumes, fumaça, odores, animais de estimação, poeira, mofo, pólen e outras substâncias presentes no ar.
Crescimento de fungos nos pés ou unhas;
Redução da temperatura corporal, especialmente nos pés e mãos;
Problemas digestivos, como constipação, inchaço abdominal ou dor, refluxo ácido e gases;
Zumbidos nos ouvidos e aumento do acúmulo de cera;
Cansaço, fadiga crônica e sensação geral de baixa vitalidade;
Inchaço das glândulas salivares;
Secura na boca ou língua com uma capa branca;
Coceira no couro cabeludo;
Perda de cabelo mais acentuada;
Dores de cabeça, enxaquecas, tontura.
Rigidez articular, inchaço ou dor.
Eczema;
Língua branca;
Problemas de sono.
Estes sintomas podem ser confundidos com outros problemas de saúde e o tratamento inadequado perpetua o supercrescimento da cândida. Um dos principais culpados pela candidíase é o uso de antibióticos. Outras causas incluem dieta inadequada, com baixo consumo de bactérias boas e fibras (que alimentam essas bactérias boas.
Dicas importantes
Consuma alimentos com propriedades antifúngicas como alho, cebola, óleo de coco, gengibre, algas, sementes de abóbora, sementes de mamão, açafrão e canela.
Reduza o consumo de alimentos ricos em açúcares pois estes estimulam o crescimento da cândida.
Pratique atividade física, yoga ou meditação para reduzir o estresse. O estresse aumenta a produção de cortisol, desequilibra o pH intestinal e favorece o supercrescimento da cândida.
Fortaleça o sistema imune consumindo mais frutas cítricas, abacate, chlorella e nozes.
Aumente o consumo de probióticos (leite fermentado, kefir de leite, kefir de água, missô, tempeh, iogurte, kombucha, chucrute, pickles ou suplementos).
Conheça o kombucha
O kombucha é uma bebida refrescante, produzido a partir da fermentação do chá preto. Possui propriedades antimicrobianas, antioxidantes e antidiabéticas (Bhattacharya et al., 2018; Zuibadah et al., 2019).
Quando viajo compro a bebida pronta. Mas em casa cultivo meu próprio kombucha, a partir de uma cultura mãe (matriz), também chamada scoob, chá preto ou chá verde e açúcar (que será fermentado e desaparecerá).
Ferva 250 ml de água e acrescente a ela 1/2 xícara de chá de açúcar. Mexa até dissolver. Junte folhas de chá verde e ferva por 2 minutos. Depois, desligue a panela e deixe descansar por 15 minutos. Coe o líquido e coloque o conteúdo em um vidro, com mais 1,8L de água e 1 panqueca de kombucha. Tampe o vidro e deixe-o em um ambiente morno. Você pode envolver o vidro com jornal ou com um pano se a sua casa for fria. A matriz de kombucha é conseguida a partir de doação ou compra na internet.
PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE