Essa é uma dúvida comum. Os probióticos são prescritos para a reposição da flora intestinal após uso de antibióticos, para o tratamento da disbiose, na síndrome do intestino irritável, para a redução de alergias e inflamação intestinal, para o controle da glicemia, do colesterol plasmático, dentre outras situações. E aí vem a pergunta: "posso substituir por kefir?".
Para quem não conhece, o kefir é uma cultura de microorganismos (principalmente lactobacilos e leveduras) que sobrevivem fermentando a lactose ou o açúcar comum (sacarose). Estes microorganismos, ao consumirem estes carboidratos sintetizam ácido lático e enzimas. No processo os grãos de kefir (constituídos por microorganismos) se multiplicam em alta velocidade. Por isso, costumam ser doados.
Estudo publicado no BioMedCenter comparou o uso de kefir com o uso de kefir adicionado de probióticos (Lactobacilus fermentum) em grande quantidade. Após 8 semanas o grupo que tomou o Kefir adicionado do probiótico teve uma redução significativa de LDL-c, LDL-c oxidado, triglicerídeos. Estes exames também haviam sido feitos após 4 semanas de uso mas não havia diferença entre os grupos (Mikelsaar et al., 2015).
Duas coisas são importantes então: primeiro, o uso de cápsulas com altas quantidades de probióticos é mais eficaz do que o kefir para controle do colesterol ruim e dos triglicerídeos. Segundo, para melhor efeito o uso deve ser feito por longo período (2 meses).
Se você não tem nenhum problema de saúde e só toma o Kefir para manter a microbiota intestinal tenha cuidado com a fonte. Uma análise realizada em laboratório da UnB para uma tese de doutorado mostrou que as amostras de kefir coletadas de doadores estavam altamente contaminados com Coliformes fecais. Por isso o estudo não foi realizado utilizando-se o kefir pois o trabalho envolvia pacientes com câncer em tratamento quimioterápico. Já quando o kefir é produzido em boas condições higiênicas seu perfil é excelente, como mostrado no estudo de Weschenfelder e colaboradores (2015). Outra opção seria comprar o kefir liofilizado.