2020-2030: a década do envelhecimento saudável

Todas as pessoas devem ter a oportunidade de viver uma vida longa e saudável. No entanto, os ambientes em que vivemos podem ou não favorecer a saúde. O ambiente (lar, vizinhança, trabalho, sociedade em geral) em que vivemos influencia nosso comportamento, a exposição a toxinas, o acesso aos cuidados de saúde. Criar ambientes seguros e oportunidades que permitam às pessoas serem e fazerem o que valorizam ao longo de suas vidas faz parte do envelhecimento saudável.

A Organização Mundial de Saúde define o Envelhecimento Saudável "como o processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que possibilita o bem-estar na terceira idade". A capacidade funcional é ter as capacidades que permitem que todas as pessoas sejam e façam o que têm motivos para valorizar, como a (1) capacidade de atender às suas necessidades básicas; (2) de aprender, crescer e tomar decisões; (3) poder movimentar-se; (4) construir e manter relacionamentos; e (5) contribuir para a sociedade.

Untitled.jpg

Recentemente, a OMS lançou a iniciativa “2020-2030: a década do envelhecimento saudável”, incentivando a articulação entre sociedade civil, governos, agências internacionais, profissionais de saúde, universidades, mídia e setor privado, para que possam discutir os desafios e propor estratégias para que mais pessoas vivam mais e com mais saúde e vitalidade.

Professor de genética de Harvard, David Sinclair, acabou de lançar o livro “Lifespan: Why We Age—and Why We Don't Have To”, que traz os detalhes moleculares do envelhecimento e um programa que todos podem seguir para viver mais e com mais saúde, como jejum, sauna, suplementação para proteção dos telômeros e controle da disfunção mitocondrial. O autor do livro também pratica yoga. Aliás, muitos professores yoga notabilizaram-se por sua longevidade, como Indra Devi (103 anos); Tao Porchon-Lynch, que aos 101 anos continua ensinando Yoga, B.K.S Iyengar (96 anos); Hermógenes (94 anos); Pattabhi Jois (93 anos) e Shri Yogendra (92 anos). O que está esperando para começar?

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/