Estratégias antienvelhecimento | Viva com mais saúde

As sirtuínas (SIRT) são um grupo de proteínas (desacetilases dependentes de NAD+) que regulam várias funções do corpo. Controlam, por exemplo a quantidade de radicais livres circulantes. Quanto mais radicais livres maior o risco de envelhecimento precoce e surgimento de uma série de doenças. A história que levou à explosão na pesquisa sobre sirtuínas deriva da descoberta de que a restrição calórica pode estender a vida pela influência na produção de NAD+.

Os níveis de NAD+ aumentam durante o exercício, jejum e restrição calórica. Alguns alimentos também estimulam sirtuínas como couve, vinho tinto (por ser rico em resveratrol), cebola roxa, soja, salsinha, açafrão, azeite extra virgem, chocolate 85% ou mais de cacau, chá verde, matchá, trigo sarraceno, açafrão, nozes, rúcula, pimentão, chicória, amora, alcaparra e tâmaras medjool. Quem não gosta muito de salada pode quebrar o jejum com um suco verde contendo couve, rúcula, salsa, aipo, maçã verde, matchá ou chá verde e limão.

Uma receita antienvelhecimento para quem gosta de doces

• 1 xícara de chá de biomassa de banana verde
• 2 colheres de sopa de cacau em pó
• 3 colheres de sopa de açúcar de coco ou tâmaras medjool demolhadas
• ½ xícara de castanha de caju crua
• 1 xícara de água
• ¼ de xícara de chocolate 70% cacau

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar um creme homogêneo e liso. Leve à geladeira por 3h antes de servir.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/