Estratégias para aumentar sua longevidade

Screen Shot 2018-12-06 at 2.42.07 PM.png

Uma pessoa longeva ou que tem longevidade é aquela que viveu mais do que a média das pessoas de um local. No Brasil, a expectativa de vida é de 76,2 anos. No Japão, país mais longevo do mundo, a expectativa de vida é de 87 anos.

A pessoa mais velha do mundo foi Jeanne Calment, que faleceu em 1997, aos 122 anos. Talvez você não viva tanto, mas não há porque você viver menos do que seu potencial genético.

Além da genética, o estilo de vida influencia muito a forma e a quantidade de tempo que passamos na terra. Para ser longevo as principais estratégias são:

- Manter-se ativo. Pesquisas indicam que exercícios moderados, quando praticados regularmente, podem realmente retardar o envelhecimento.

- Consumir frutas e verduras diariamente. O consumo de vegetais é fundamental para a preservação do material genético intacto. A dieta baseada em vegetais é mais ricas em fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos protetores.

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

- Dormir bem e administrar seu estresse. Quando não descansamos os níveis de cortisol sobrem. Quando este hormônio eleva-se excessivamente a performance cognitiva cai e estruturas relacionadas à memória, como o hipocampo, atrofiam-se mais rapidamente (Lavretsky & Newhouse, 2012).

- Cultivar bons relacionamentos. Passar tempo com pessoas queridas aumenta a longevidade pois diminui o estresse e os comportamentos de risco.

Talvez você já esteja careca de saber tudo isso. Algo que não é tão divulgado é a importância das proteínas de choque térmico (heat shock proteins) para a longevidade. No vídeo de hoje explico como estimular estas proteínas protetoras e aumentar a longevidade:

Obrigada por compartilhar!
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/