Neurogênese e BDNF

No cérebro encontramos uma estrutura chamada hipocampo, um componente crítico do sistema límbico, com um papel central na aprendizagem, formação da memória e humor. Em estudos com camundongos, o aumento da neurogênese no hipocampo está associado a habilidades de aprendizagem e memória aprimoradas, enquanto uma diminuição é frequentemente associada a comportamentos mais deprimidos.

O fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) é uma neurotrofina altamente expressa no hipocampo e está envolvida em funções celulares críticas, como plasticidade sináptica. Além de criar novas conexões entre os neurônios, maiores níveis de BDNF reduzem o risco de depresão.

Há evidências convincentes de que a regulação do BDNF e da neurogênese do hipocampo adulto pode ser modulada por meio da dieta e estilo de vida saudável. Sabemos que atividade física aeróbica estimula BDNF, melhorando humor e memória.

Dietas de estilo ocidental com alto teor de gordura saturada e açúcar podem prejudicar a neurogênese e reduzir os níveis de BDNF dentro do hipocampo e afetar negativamente o desempenho cognitivo. Em contraste, ácidos graxos ômega-3, probióticos, curcumina, EGCG e resveratrol mostram-se capazes de reverter alterações adversas e preservar a integridade da neurogênese hipocampal adulta durante o processo de envelhecimento.

QUER ESTUDAR MAIS SOBRE O CÉREBRO?

ACESSE A PLATAFORMA T21.VIDEO

O eBook acima está disponível exclusivamente nos cursos:

- Nutrição para melhoria da memória (aula 30)

- Alta performance mental (aula 3)

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/