Chá verde e imunidade

O chá verde é uma bebida apreciada há mais 5.000 anos na China. Feito a partir das folhas da planta Camellia sinensis que é rica em antioxidantes, incluindo polifenóis, como a epigalocatequina galato (EGCG). Polifenóis neutralizam radicais livres, subprodutos metabólicos que são quimicamente reativos e podem danificar as células. Com isso, apoia a saúde cardiovascular e metabólica. Reduz a pressão arterial e a oxidação do colesterol, auxiliando na redução do risco de doenças cardiovasculares.

buy-green-tea-online.jpg

Como contém uma pequena quantidade de cafeína, o chá verde pode melhorar o foco, a capacidade de atenção, o humor, a função cognitiva e o desempenho físico. É a melhor fonte de L-theanina, um aminoácido que promove um estado de calma e relaxamento. Assim, o chá verde oferece os benefícios do estado de alerta associado à cafeína, mas sem a sensação de "nervosismo" geralmente experimentada como efeito colateral do café. Estudos mostram que a L-teanina exerce efeitos anti-ansiedade aumentando os níveis de dopamina no cérebro (ótimo para quem tem TDAH).

Chá verde e longevidade

Pesquisas com idosos longevos mostram que o chá é a bebida da longevidade. Existem mais de 1.500 variedades de chás (preto, oolong, verde, branco, ervas variadas). O chá verde beneficia o sistema imunológico, fortalecendo as defesas e combatendo doenças. Por isso, contribui não só para uma vida longa mas para uma vida com qualidade e longevidade. Estudos mostram que o chá verde contribui para combater o vírus da dengue (Raekiansyah et al., 2018).

Quanto mais vivemos maior também é o risco de câncer. O chá verde reduz o risco de câncer de mama em mulheres que consomem a bebida com regularidade. Pesquisadores concluíram que adultos japoneses entre as idades de 40 e 79 anos tiveram uma diminuição na mortalidade por todas as causas ao consumirem chá verde diariamente.

Evidências também mostram que o chá verde facilita a queima de gordura corporal, tanto por aumentar a termogênese, quanto por seus efeitos antiinflamatórios. Outro motivo é a melhoria na sensibilidade à insulina, fator responsável pela redução da compulsão e do estoque de gordura. Como a manutenção de um peso saudável é fundamental para a longevidade, adotar este hábito pode ser uma boa pedida.

O chá também reduz o risco de outro problema comum na velhice: a demência.O estresse oxidativo está envolvido na patogênese da doença de Alzheimer e da demência vascular e as catequinas do chá verde sequestram radicais livres e quelam íons metálicos que geram oxidação.

A neuroinflamação também desempenha um papel importante na demência. Os polifenóis do chá verde têm efeitos anti-inflamatórios através da inibição da ativação do fator nuclear kappa-beta. O chá verde também inibiria a agregação de beta amilóide no cérebro. Além disso, os polifenóis mantém os vasos sanguíneos saudáveis, reduzindo o risco de derrames que causam demência (Kakutani, Watanabe & Murayama, 2019).

Quem não gosta de chá verde pode batê-lo com frutas ou suco de uva integral.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/