Mais um estudo doido publicado em 2016 (Maughan et al., 2016). Já sabíamos que café, bebidas cafeinadas (como energéticos) e álcool são as piores formas de hidratar o corpo. Já sabíamos também que bebidas esportivas hidratam melhor que água. Mas você sabia que chás, sucos e leites hidratam também melhor que a água. O estudo foi feito com homens saudáveis e fisicamente ativos. Todas as bebidas foram consumidas em jejum.
Mas fique atento. As recomendações para a hidratação durante a atividade física continuam valendo e tem como um dos principais objetivos prevenir a hiponatremia.
No pós-treino bebidas com leite podem ser boas opções, para quem não tem alergia à proteína ou intolerância à lactose, já que contribuem para a reposição de carboidratos, proteínas, água e sódio. Um estudo interessante sobre o tema foi descrito neste website em 2010.
Cuidado com sucos adoçados e refrigerantes pois podem ter uma quantidade alta de calorias, sódio, carboidratos simples e cafeína. Por isso, converse com seu nutricionista sobre a melhor forma de incluir outras bebidas na dieta.
Apesar do estudo ter mostrado que o refrigerante é um boa bebida para hidratação, lembre-se dos outros malefícios para os ossos e músculos, para o coração, para a circunferência abdominal, para a pressão arterial…
E isso vale até para os refrigerantes diet/light! São vários os mecanismos pelos quais os adoçantes aumentam a CA. Um deles é o desequilíbrio da microbiota intestinal, que leva à inflamação e resistência à insulina. Tem um artigo de 2016 sobre o assunto (Nettleton, Reimer & Shearer, 2016) . Outro mecanismo seria o aumento da atividade do receptor GLUT 2 com maior absorção de glicose. Tem outro artigo de 2016 sobre o assunto (Foletto et al., 2016). O último mecanismo defendido por alguns pesquisadores seria o de que adoçantes aumentariam o apetite e o consumo de outros alimentos (Mattes, 2016).