Será que crianças podem herdar preferências alimentares impróprias de mães que consomem gorduras e açúcares em excesso durante a gestação? Esta é uma das hipóteses levantadas por pesquisadores do Royal Veterinary College. Em um estudo, recentemente publicado, os cientistas, que alimentaram camundongos com bolachas e doces durante a gestação, demonstraram que os animais recém nascidos tinham maior preferência por alimentos não saudáveis.
A pesquisa é bem interessante uma vez que é óbvia a importância de uma alimentação saudável e balanceada antes, durante e após a gestação, tanto para a mãe, quanto para o bebê. Além disso, existe uma relação entre o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e junk food e o diabetes tipo 2, tanto em adultos quanto em crianças e adolescentes. Por isto, caso queira prevenir doenças crônicas em seus filhos comece a cuidar de sua alimentação bem antes do primeiro dia de vida de seus bebês.
Outros trabalhos serão importantes para que se possam estabelecer relações entre a alimentação durante a gravidez e os hábitos das crianças, uma vez que a pesquisa relatada foi conduzida com camundongos.
Fonte: http://www.diabetes.org.uk
Extra: no módulo 9 do meu curso de yoga converso mais sobre nutrição na gestação e ensino as técnicas de yoga e meditação apropriadas para a gestante praticar em casa.