Principais fatores a influenciarem o consumo dos alimentos

Por que você come? Fome, vontade, tédio, tristeza, alegria, disponibilidade, influência dos outros? Muitos fatores influenciam o consumo dos alimentos. Quando consumimos alimentos nutritivos a saúde agradece. Já dietas pobres e maus hábitos contribuem para o acúmulo de gordura corporal e para o aumento da incidência de doenças cardiovasculares, diabetes e vários tipos de câncer.

Estudos mostram que o ambiente pode influenciar as escolhas alimentares positiva ou negativamente. Um estudo italiano mostrou que os principais determinantes da compra de alimentos pouco saudáveis são o preço dos produtos e a presença de descontos, mesmo quando as pessoas têm um bom conhecimento sobre nutrição e leitura de rótulos (Kakaa et al., 2018).

Considerando estes achados os autores sugerem que continuemos a defender a disponibilização de alimentos saudáveis e acessíveis para todos. Outra estratégia é a maior taxação de alimentos pouco saudáveis, como refrigerantes, o que já vem acontecendo em grande parte dos países.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/