Semana de conscientização sobre o uso de antibióticos

Desde sua descoberta, os antibióticos têm servido como pedra angular da medicina moderna. No entanto, o uso excessivo e indevido dos mesmos provocou o surgimento e disseminação da resistência aos antibióticos, que ocorre quando as bactérias se tornam resistentes aos medicamentos usados para tratá-las. A resistência aos antibióticos pode atingir pessoas de todas as idades e chegou a níveis perigosamente altos em todas as partes do mundo, ameaçando nossa capacidade de combater doenças infecciosas comuns e apoiar procedimentos médicos modernos.

Screen Shot 2018-11-16 at 8.36.18 AM.png

A Semana Mundial de Conscientização sobre o uso dos Antibióticos é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). Acontece todo mês de novembro e tem como objetivo aumentar a consciência global sobre a resistência aos antibióticos, encorajando melhores práticas entre o público em geral, profissionais de saúde, prescritores e formuladores de políticas públicas.

Para combatermos infecções os hábitos higiênicos são muito importantes, como lavar as mãos antes do preparo dos alimentos e antes de comermos, após usarmos o banheiro e ao chegarmos em casa. O lixo também precisa ser adequadamente descartado e tratado para proteção do meio ambiente, dos animais e do ser humano.

Nem toda doença é curável com o uso de antibióticos. Viroses, resfriados e gripes por exemplo são tratados com descanso, boa alimentação e hidratação. O uso indiscriminado de antibióticos também contribui para a disbiose intestinal, condição de desequilíbrio entre os microorganismos benéficos e patogênicos no trato digestivo.

A presença da disbiose reduz a absorção de vitaminas e minerais, piora a digestão, aumenta a fermentação bacteriana (com gases e alterações na evacuação), aumenta a inflamação e casos de sensibilidade a vários alimentos.

Por isso, apenas utilize antibióticos quando houver prescrição médica. Não compartilhe seu remédio com outras pessoas. Tome seu antibiótico pelo tempo prescrito, nem mais nem menos dias e horários. O mau uso dos antibióticos coloca toda a população em risco.

Obrigada por compartilhar!
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/