Alienação alimentar

O alimento é essencial à vida. Fornece nutrientes e calorias que mantém o corpo. Como o alimento vem da natureza, nossas escolhas têm um impacto no meio ambiente. Infelizmente, muitas crianças tomam leite sem nunca terem vida uma vaca, tomam suco sem nunca terem visto uma árvore frutífera. Consomem doces, sem saber o que há dentro do pacote. Este é um dos aspectos da alienação.

Nos alienamos quando não pensamos nas condições de trabalho dos produtores rurais, responsáveis diretamente por nossa saúde, por tudo o que ingerimos. Nos alienamos quando não pensamos nas relações entre a indústria e a agricultura. Ou quando queremos viajar o mundo todo e comer a mesma comida do Rio de Janeiro.

Outro aspecto da alienação alimentar é a simplificação dos motivos pelos quais escolhemos comer o que comemos. É comum o discurso de que uma pessoa que não emagrece é preguiçosa ou desmotivada. Porém, muito pode estar por trás do ganho de peso, das escolhas e de várias doenças. É o que discuto neste vídeo:

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/