Manga com leite faz bem ou mal?

Dentre todos os tipos de vitamina a de manga é minha favorita mas você provavelmente já ouviu falar que esta não seria uma boa combinação. Você já tomou vitaminas de frutas (essa e outras) sem nunca ter passado mal. Na verdade, este dizer começou no Brasil na época das colônias. Como o leite era caro os senhores de engenho diziam aos escravos para não misturarem a manga (que era abundante) com o leite (que era raro). Restava, portanto, aos escravos se contentarem com os frutos das mangueiras.

tumeric-smoothie.jpg

Mas esta preocupação de não misturar frutas com leite não é exclusiva do Brasil. Quando fui a Cuba pedi uma vitamina em uma lanchonete e o dono da loja me disse que eu não deveria tomar pois não me faria bem. Como é para você? Estas misturas afetam o funcionamento do seu corpo de forma positiva ou negativa?

O Ayurveda, medicina tradicional indiana, tem uma disciplina que se chama Viruddha Ahara, ou incompatibilidade de alimentos (viruddha), na qual desaconselha a combinação de certos alimentos que são mutuamente incompatíveis. De acordo com a literatura ayurvédica, a interação entre esses alimentos pode causar distúrbios sistêmicos no corpo, incluindo impotência, cegueira, insanidade, infertilidade e doenças intestinais, tosse e alergias.

De acordo como Ayurveda, frutas como banana, morango, mirtilo abacaxi, lima e laranja produzem calor na digestão. Mas o leite, por outro lado, tem um efeito refrescante. Quando o leite e essas frutas são consumidos juntos, suas qualidades mutuamente opostas podem apagar o fogo digestivo. Isso, por sua vez, pode causar um desequilíbrio na flora intestinal, aumentando a produção de toxinas (ama). Frutas ácidas também talham o leite. Já frutas doces como manga, uva passa e tâmaras não teriam tanto problema. É lógico, se você não se dá bem com o leite, batê-lo com qualquer fruta não será muito legal. Por isso, observe como se sente após o consumo deste tipo de mistura. Sua digestão é fácil ou difícil, o alimento cai bem ou mal, seu estômago ou intestino reclamam de algo? Conhecendo bem seu corpo conseguirá adaptar esta recomendação a sua individualidade bioquímica.

Mas não é só leite com frutas que precisam de observação. Laticínios muitas vezes são misturados com carnes. Você provavelmente já comeu hamburguer com queijo, pizza com presunto, coxinha com catupiry, estrogonofe... O que acontece é que o cálcio do leite, queijo e iogurte inibem a absorção do ferro presente em vários alimentos. Com isso, o risco de anemia aumenta. O  Ayurveda desaconselha ainda a combinação de carnes com produtos lácteos já que a digestão de dois alimentos tão pesados, tão cheio de compostos complexos como proteínas e gorduras pode sobrecarregar o funcionamento do corpo.

Comeu demais? Está com má digestão?

Existem opções: jejum, chás digestivos (boldo, erva doce, tomilho, hortelã, gengibre), enzimas digestivas antes da próxima refeição e vinagre de maçã 10 minutos antes.

Vinagre de mação deve ser orgânico, garrafa de vidro, como: https://amzn.to/3RIGxnl

Enzimas digestivas

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

Os primeiros 1.000 dias de vida do bebê - como programar seu filho para a saúde

Screen Shot 2018-01-21 at 2.45.31 PM.png

Você está grávida ou pensando em engravidar?Então assista o vídeo de hoje do  YouTube. Nele discuto a programação metabólica. Este conceito diz respeito às modificações que acontecem no DNA do bebê em resposta ao ambiente. Cigarro, álcool, alto consumo de gordura, baixo consumo de micronutrientes programam o bebê para ser menos saudável.

Mas o contrário também é verdadeiro. Dieta balanceada, suplementação de nutrientes específicos, atividade física, monitoramento do peso da gestante e aleitamento materno programam o DNA de forma que durante a vida a pessoa desenvolve menos doenças. 

Os momentos mais importantes neste aspecto vão da concepção ao segundo ano (os primeiros 1.000 dias do bebê). Saiba mais no vídeo de hoje disponibilizado em meu canal no YouTube:

Extra: no módulo 9 do meu curso de yoga converso mais sobre nutrição na gestação e ensino as técnicas de yoga e meditação apropriadas para a gestante praticar em casa.

A plataforma da saúde metabólica: https://t21.video

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags