Nutrientes importantes para a saúde óssea

Healthy_Bones.jpg

Fatores de risco para doenças ósseas incluem história familiar de fraturas ósseas, idade avançada, etnia branca, baixa estatura, baixo peso, baixa ingestão de cálcio, alta ingestão de sódio, alta ingestão de proteína animal, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, uso de medicamentos corticosteróides, uso de heparina ou metotrexato. Por isto, a adoção de um estilo saudável o quanto antes é primordial. Além da prática moderada de atividade física, do abandono do tabagismo e da redução do consumo alcoólico, a ingestão de nutrientes envolvidos na saúde óssea é altamente desejável.

Boro - Está relacionado à melhoria do conteúdo mineral ósseo, dando força ao tecido. Frutas secas, amêndoas, folhosos verde escuros e suco de uva são fontes do nutriente. Cálcio - o consumo adequado é fundamental mas não é só. Devem ser evitados alimentos que estimulam a excreção do mineral, como proteínas animais, sódio, gorduras em quantidade excessiva e cafeína.

Cobre - O cobre atua como co-fator de enzimas envolvidas na síntese de constituintes da matriz óssea. Fontes principais: ostras, cacau, nozes, feijão, farinha de soja, mariscos.

Fibras - Diminuem a inflamação do tecido intestinal, fortalecem o sistema imune e melhoram a disponibilidade do cálcio, por servirem de substrato para bactérias probióticas intestinais, as quais acidificam o pH intestinal. Capriche no consumo de frutas, verduras e cereais integrais.

Lisina - este aminoácido pode aumentar a absorção do cálcio, por isto o cálcio quelado à lisina é a fórmula de preferência.

Manganês - Fornece estrutura para a calcificação óssea. As fontes mais ricas em manganês são os grãos integrais, leguminosas e nozes.

Ômega-3 - Promove a incorporação do ácido eicosapentanóico (EPA) nos fosfolipídios de membranas, diminuindo a inflamação tecidual. Fontes incluem peixes de água salgada e fria e linhaça.

Potássio - O consumo adequado diminui a excreção de cálcio na urina. Frutas e verduras são ricas em potássio.

Silício - Atua na formação da matriz óssea, criando ligações de colágeno e proteoglicandos durante o crescimento ósseo. Aveia, milho, arroz, cevada e cavalinha fornecem silício.

Vitamina C - Promove a síntese de colágeno. Nos casos de osteoporose é recomendada suplementação de até 1g ao dia. Frutas cítricas são ricas na vitamina.

Vitamina D - sem ela, apenas 10 a 15% do cálcio dietético é absorvido, aumentando o risco de fraturas.

Zinco - Aumenta a atividade da vitamina D. Fontes incluem carnes, aves, frutos do mar, semente de abóbora, lentilhas.

Magnésio - a deficiência está relacionada à má formação óssea. O magnésio também é fundamental para a memória. Aumente o consumo das fontes  principais: vegetais folhosos verde-escuros e cereais integrais.

Não deixe a atividade física de lado

Certos tipos de exercício físico podem aumentar a massa muscular, o que, por sua vez, aumenta a força, o controle muscular, o equilíbrio e a coordenação. Bom equilíbrio e coordenação podem significar a diferença entre cair – e sofrer uma fratura – e ficar de pé. Fortes evidências mostram que a atividade física regular pode reduzir as quedas em quase um terço em idosos com alto risco de queda.

Com exercícios de força, como musculação, ginástica localizada e pilates, você desafia seus músculos trabalhando contra algum tipo de resistência, como halteres, elásticos ou até mesmo seu próprio peso corporal. Os exercícios de resistência dependem de contrações musculares que estimulam os ossos a depositar mais cálcio.

Atividade aeróbica também é interessante, não só para seu coração mas para seus ossos também. Correr, caminhar, dançar, subir escadas ou jogar tênis, golfe ou basquete são exemplos de atividades em que você precisará carregar o peso do corpo e trabalhar contra a gravidade. Isso contrasta com atividades sem peso, como natação ou ciclismo, onde a água ou a bicicleta suportam seu peso corporal. A força que você exerce para neutralizar a gravidade quando faz atividades de sustentação de peso é o que estimula os ossos a ficarem mais fortes. O impacto (saltar, trotar…) multiplica o efeito de sustentação de peso da gravidade. É por isso que atividades de alto impacto geralmente têm um efeito mais pronunciado no osso do que exercícios de baixo impacto.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

Conheça a alcachofra

Você conhece a alcachofra? Este vegetal em formato de uma flor que ainda não se abriu é natural da Grécia. Não se intimide pelo que vê no exterior da planta. No supermercado escolha alcachofras com menos manchas e cujas folhas não se desprendam facilmente (veja vídeo).

O vegetal é rico em vitamina C, ferro, magnésio, ácido fólico, potássio e fibras. Em média 1 unidade do vegetal (cerca de 128g) fornece:

  • 60 kcal
  • 15mg de vitamina C
  • 6,9g de fibras
  • 87mcg de ácido fólico
  • 76,8mg de magnésio
  • 56,3mg de cálcio
  • 1,6mg de ferro
  • 76,8mg de magnésio
  • 474 mg de potássio
  • 0,6mg de zinco

Curso online: Alimentos funcionais

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

Alimente-se como um nutricionista

- Alimente-se com maior frequência. Pessoas que pulam refeições tem quedas dos níveis de açúcar sanguíneos, o que causa cansaço, dor de cabeça e aumenta a compulsão alimentar. Planeje-se para consumir uma alimento rico em fibras e outro com proteína magra ou uma gordura saudável a cada refeição. Pode ser um pão integral com peito de peru magro ou um iogurte com granola ou torrada com guacamole...

- Coloque cores em seu prato. Frutas, verduras, feijão, nozes e castanhas possuem fitonutrientes responsáveis pela proteção contra doenças como o câncer, os problemas de coração e o diabetes. Como não existe nenhum alimento completo, varie ao máximo.

- Não coma demais. Você não precisa restringir seus alimentos favoritos, mas tente consumí-los sempre em pequenas quantidades. O mais importante é ter uma dieta variada, que forneça todos os nutrientes indispensáveis ao perfeito funcionamento do organismo. Orientais tem a filosofia de que devemos encher apenas 80% do estômago em cada refeição. E não é que eles vivem mais? Por isto, coloque no prato uma porção que seja adequada à seu organismo e a seu nível de atividade física e guarde o restante da comida na geladeira para a próxima refeição. Evite também comer assistindo à TV, digitando no computador, trabalhando. Horário da refeição é horário de prestar atenção à esta atividade. Assim você come e bebe menos e ainda descansa seu cérebro com relação a tantos estímulos simultâneos.

  • Tome chás. Você enche seu corpo de fitonutrientes protetores e com zero caloria!

  • Prefira alimentos naturais. Alimentos industrializados fornecem muito corante, conservantes, edulcorantes, emulsificantes, agrotóxicos... Dê preferência aos alimentos preparados em casa, a partir de ingredientes e condimentos naturais.

  • Mais importante do que uma dieta é um estilo de vida saudável. De que adianta emagrecer e voltar a engordar? De que adianta uma dieta que o deixe fraco ou deprimido. O melhor é adotar um estilo de vida saudável, que permita a manutenção do peso ideal ao longo da vida, e que também traga satisfação ao paladar.

A nutrição evoluiu muito desde que me formei em 1997. Atualmente trabalho com genômica nutricional.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/