Nutricionistas sempre foram figuras comuns nos supermercados, só que ninguém vê. Em geral assessoram a unidade de alimentação voltada aos trabalhadores do próprio estabelecimento. Planejam cardápios, coordenam e supervisionam as atividades de preparo dos alimentos e distribuição à outras lojas, supervisionam os métodos de controle de qualidade e as atividades de higienização de ambientes, equipamentos e utensílios, dentre tantas outras atribuições nesta área.
Em vários supermercados, nos EUA e no Canadá, também existem nutricionistas na linha de frente da loja. Estes profissionais são responsáveis por criar programas de bem estar e elaborar materiais educacionais. E exercem um trabalho muito especial de relacionamento com os consumidores, cada vez mais ávidos por informações precisas sobre os alimentos e sobre saúde. Supermercados como o ShopRite (foto) ganham em competitividade disponibilizando profissionais que ajudam seus clientes a localizar produtos saudáveis, identificar ingredientes nos rótulos, encontrar alimentos seguros para crianças, diabéticos, hipertensos, intolerantes ao glúten.
Estes nutricionistas também desenvolvem ações como demonstração de receitas, aulas em grupos, consultas e tours pelas lojas. Podem ainda apoiar os próprios funcionários em seus objetivos (emagrecimento, ganho de massa magra, tratamento de doenças) ou a comunidade por meio de eventos específicos, promovidos pelos supermercados.
No Brasil ainda não vi nutricionistas nesta linha de frente, você já viu? Aproveitando que hoje é o dia da saúde e nutrição, vamos começar a demandar nos estabelecimentos que frequentamos. É um trabalho importante e urgente.