O azeite de oliva é um alimento rico em ácidos graxos (gorduras) monoinsaturados e hidroxitirosol, com propriedades antiinflamatórias e antioxidantes capazes de:
Combater o estresse oxidativos;
Reduzir o risco de doenças cardiovasculares;
Diminuir a incidência de problemas no fígado e na vesícula;
Reduzir o risco de câncer de cólon.
Os efeitos do azeite extra-virgem podem ser potencializados com a inserção de ervas e condimentos ao seu frasco. Seguem duas receitas funcionais:
Receita 1
40 g de açafrão (Curcuma longa L.) em pó
40g de gengibre (Zingiber officinale Roscoe) em pó
40g de alho (Allium sativum L.) ou urucum (Bixa orellana L.) em pó
500 ml de azeite de oliva extra virgem
50 ml de álcool de cereais (para extração dos compostos ativos das ervas e condimentos)
Acrescente os pós das plantas em um vidro limpo (ex: vidro de azeitona ou palmito). Umedeça o pó com álcool de cereais mexendo com uma colher. Deixe secar o excesso de álcool com o vidro aberto por 2 horas. Incorpore o azeite e feche o vidro.
Deixe descansar por 1 semana ao abrigo da luz e calor. Coe com filtro de pano trocendo-o retirando bem o oleato. Conserve a preparação em vidro âmbar. Utilizar 2 a 3 colheres de sopa/dia por pessoa.
Receita 2
500 ml de azeite extra-virgem com baixa acidez
2 dentes de alho triturados
1 ramo de alecrim lavado e seco
Coloque o alho e o alecrim dentro do vidro do azeite. Tampe e deixe descansar por 1 semana ao abrigo da luz e calor.
Utilizar 1 a 3 colheres de sopa/dia por pessoa
O alecrim tem ótimo poder antioxidante. Também é um digestivo e antiinflamatório poderoso, reduzindo a formação de gases. Não deve ser utilizado em excesso por gestantes, devido a suas propriedades abortivas.
O azeite extra-virgem é o mais saudável visto que sofre menos processamento, sendo extraído logo na primeira prensagem das azeitonas. Possui mais compostos fenólicos e por isto traz maiores benefícios à saúde. O ideal é comprar um produto com acidez abaixo de 0,8 e em vidro escuro para melhor preservação das substâncias antioxidantes.