Na adolescência meus amigos viviam na rua. Riam muito de mim pois se chegassem lá em casa às 22h eu já estava dormindo meu décimo sono. Não saía de jeito nenhum. Sempre fui assim. Gosto de acordar cedo, fazer caminhadas pela natureza, encontrar os amigos sim, mas não conte comigo para programas tarde da noite. Não consigo. Até no cinema durmo se a sessão for a partir das 21h. Mas já fui docente universitária em cursos noturno. No dia seguinte estava irritada e de mal humor pois independentemente da hora que vou dormir naturalmente acordo super cedo. Por isso, essa rotina de trabalho noturno não durou muito. Recentemente fiz uma análise genética que confirmou que estou mesmo entre os 25% da população com um cronotipo matutino.
E você, respeita o seu cronotipo? O relógio circadiano é um regulador interno do organismos que coordena atividades fisiológicas e comportamentais com influência de variações ambientais dentro de 24h.
O ritmo circadiano pode ser afetado pelo estilo de vida, hereditariedade e fatores sazonais. Em humanos, a disfunção ou desalinhamento do relógio circadiano com sinais ambientais altera o tempo do ciclo de sono-vigília, levando a uma variedade de distúrbios do sono, aumento da incidência de doenças mentais como depressão e problemas fisiológicos como cânceres, doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes (Farhud & Aryan, 2018).