Uns gostam de dormir cedo, outros tarde. Somos diferentes. O tal "relógio biológico" funciona como um regulador central do funcionamento de cada organismo. Interferimos nestes relógio, pois nem sempre podemos acordar na hora que queremos, ou trocar o horário do almoço. Mas ao interferirmos no relógio ele pode se desregular. Se você precisa dormir e não dorme produz mais cortisol e a compulsão alimenta. Se está com fome e não come é capaz de chegar em casa à noite e devorar o que estiver pela frente.
E o pior: tem gente que nem come muito mas está com o metabolismo tão desregulado que acaba acumulando muito mais gordura do que outras pessoas. Em um estudo publicado este ano por Rocha e colaboradores (2017) camundongos que eram alimentados fora do horário normal da fome ganhavam muito mais peso, gordura corporal na região abdominal e do fígado do que os demais animais.
Durma quando estiver com sono, coma quando estiver com fome. Pular refeições para depois comer tarde da noite não ajuda ninguém a ter mais saúde e disposição. Sentindo-se desnutrido, sem energia, sofrendo com alterações intestinais? Marque uma consulta online para conversarmos sobre sua alimentação, suplementação e estilo de vida.