Sarcopenia em adultos com síndrome de Down

A sarcopenia é o termo utilizado para descrever a degeneração da musculatura. Está associada ao envelhecimento, à desnutrição e também ao sedentarismo. Na síndrome de Down observa-se um envelhecimento prematuro, que envolve declínios cognitivos importantes, perda de massa magra, força e desempenho físico.

Um estudo recente avaliou 105 indivíduos adultos com síndrome de Down. Observou-se menor massa magra, menor força de preensão manual, redução da velocidade de marcha em relação à população controle (Coelho-Junior et al., 2019). Recomenda-se que a avaliação da massa muscular e do status funcional seja feita rotineiramente em adultos com síndrome de Down.

Para a prevenção de perdas mais bruscas a atividade física associada à alimentação adequada deve fazer parte dos cuidados de saúde por toda a vida. Discuto muitas questões relacionadas à suplementação de compostos específicos no curso online. Saiba mais aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/