Coma bem e proteja-se contra a depressão

Como atendo muitos clientes com esta demanda sempre escrevi muito aqui no blog sobre a importância da alimentação para a prevenção e tratamento da depressão.

A depressão é uma desordem do sistema nervoso central que atinge mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. O transtorno multifatorial leva à queda da produtividade, do bem estar e da qualidade de vida. Grande parte da pesquisa foca no uso de drogas para o tratamento do fenômeno. Contudo, sozinhas têm eficácia reduzida. A atividade física a psicoterapia, estratégias para o combate ao estresse e a alimentação saudável devem fazer parte do tratamento para melhores resultados.

Depressão e suicídio são considerados problemas de saúde pública. O tratamento é multidisciplinar, envolvendo médicos, psicólogos, educadores físicos e nutricionistas. A alimentação tem seu papel importante, tema deste vídeo. Biografia: Andreia Torres nasceu no Rio de Janeiro mas morou quase toda a vida em Brasília, onde fez graduação, especializações, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

A alimentação tem também um papel importante na saúde mental. Estudos mostram que pessoas que consomem mais frutas, verduras, peixes e grãos integrais associam-se a menor risco de depressão (Lai et al., 2014). 

Nutrientes individuais também vem sendo estudados como o ômega-3, aminoácidos e vitaminas do complexo B. Abordei algumas vezes este assunto neste blog. 

Os chás também são muito interessantes. A Camellia sinensis, planta que dá origem ao chá branco e ao chá verde (Rothenberg & Zhang, 2019). Os mesmos podem ajudar a modular o estresse, diminuir inflamação, aumentar o BDNF (um fator neurotrófico que beneficia o cérebro). A dieta antiinflamatória como um todo também é indicada.

A psicoterapia também ajuda muito. Falar sobre sentimentos reduz a ansiedade e ajuda no gerenciamento da medicação. Indico a Julia Maciel, psicóloga formada pela UnB e que atende online, por videoconferência Atividade física, meditação, acupuntura e yoga também vêm mostrado-se importantes complementos ao tratamento tradicional medicamentoso. Cuide-se!

Todas as estratégias de tratamento mental e metabólico estão interligadas. Entenda a melhoria da sua saúde mental e metabólica como uma jornada. Tenha paciência, seja bondoso consigo mesmo, cerque-se de profissionais competentes.

Uma maneira simples de manter seu estilo de vida saudável é estabelecer uma rotina. As rotinas podem ser úteis para reduzir o estresse, melhorar o gerenciamento do tempo e criar um senso de estrutura e previsibilidade na vida diária. Uma rotina que amo é a prática de yoga. Estudos mostram que o yoga contribui para o gerenciamento do estresse e a redução da ansiedade. A prática também contribui para redução dos sintomas depressivos (Bridges, & Sharma, 2017).

CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE YOGA

Lembre: mesmo com todas estas estratégias, mantenha seus medicamentos. Não faça ajustes por conta própria, sem a supervisão do seu médico. Profissionais de saúde interessados em nutrição e cérebro podem aprender muito mais na plataforma https://t21.video.

Compartilhe conhecimento.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags