Pessoas com síndrome de Down podem apresentar condições clínicas múltiplas) como hipotireoidismo e outras condições autoimunes, problemas articulares, sobrepeso ou obesidade, intolerância à glicose, problemas cardíacos congênitos, apneia do sono, prisão de ventre, osteopenia/osteoporose, convulsões, baixa imunidade e doença de Alzheimer (Capone et al., 2018).
Estudo mostrou que este padrão de multimorbidade está associado ao uso de vários medicamentos simultaneamente (polifarmácia), como hormônios da tireóide, laxantes, analgésicos, hipoglicemiantes, ansiolíticos etc (Belton et al., 2018). Medicamentos possuem efeitos colaterais e fazem interações entre si, aumentando o risco de hemorragias, úlceras, perfuração no estômago.
Por isso, a prevenção de doenças e o acompanhamento multiprofissional são tão importantes. Além disso, a avaliação com um profissional que compreenda as interações entre os fármacos também é fundamental, especialmente quando são tomados 5 ou mais medicamentos ao dia. O acompanhamento possibilita otimizar o uso de medicamentos, dosagens, horários, reduzindo interações entre eles e também entre drogas e alimentos.
Discuto muitas questões relacionadas à suplementação de compostos específicos no curso online. Saiba mais aqui.
Acompanhe novidades em Nutrição na síndrome de Down pelo Telegram.