
Pesquisadores suecos após acompanharem mais de 35.000 mulheres por 10 anos encontrarem um link entre o uso de suplementos multivitamínicos e um aumento de 19% no risco de câncer de mama. O estudo foi publicado no dia 24/03/2010 no American Journal of Clinical Nutrition.
De acordo com os autores, não se pode ainda afirmar que os suplementos sejam a causa do câncer de mama apesar de ter sido observada a associação. Pode ser que as mulheres com o pior estilo de vida tenham sido as que suplementavam mais. Ou com os maiores riscos genéticos. De qualquer forma, o uso deve ser cauteloso e indicado por profissional da área já que outros estudos também demonstraram associação parecida. Por isto, a Dra. Susanna Larsson, responsável pelo estudo sugere a adoção de uma dieta saudável e colorida, rica em nutrientes vindos dos alimentos.
O único suplemento que parece proteger contra o câncer de mama é a vitamina D. Quando abaixo de 40 ng/dl associa-se a maior perda óssea, piora da imunidade, aumento do risco de câncer de mama e declínio cognitivo. Para agendamento de consulta acesse: www.andreiatorres.com/consultoria

Estudo citado: Susanna C Larsson, Agneta Åkesson, Leif Bergkvist, and Alicja Wolk. "Multivitamin use and breast cancer incidence in a prospective cohort of Swedish women." Am J Clin Nutr. Disponível online desde 24 de março de 2010.