Alimentos de origem vegetal contém flavonóides, que protegem nossa saúde de várias formas. No suco de laranja, um estudo mostrou que seu consumo junto a um café da manhão com alto teor de calorias, carboidratos e gordura, neutralizava parte dos radicais livres gerados pela comida inadequada. O mesmo não aconteceu com o consumo concomitante de água, refrigeranes ou sucos adoçados.
A produção excessiva de radicais livres contribui para o risco aumentado de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e várias doenças inflamatórias. De acordo com a Dra. Husam Ghanim, da Universidade de Búffalo, nos EUA, a naringenina, narirutina e a hesperidina, flavonóides da laranja são potentes antioxidantes e que ajudam a combater a inflamação.
De qualquer forma, os autores do estudo não recomendam dietas com alto teor de gordura ou açúcares, devido ao claro poder inflamatório das mesmas. Mas, naqueles dias em que é impossível resistir às guloseimas, a inclusão de frutas com alto poder antioxidante pode diminuir a inflamação e diminuir o risco de aterosclerose e resistência à insulina.