Alimentos germinados para melhoria da imunidade

Chamam-se “alimentos germinados” aos rebentos ou brotos obtidos através da germinação de sementes de cereais e leguminosas. A quantidade de vitaminas aumenta substancialmente quando as sementes germinam. Por exemplo, a soja ao germinar duplica o seu teor de provitamina A em 48 horas e passa para 280% em 54 horas. Outro exemplo é a vitamina C no trigo germinado que aumenta cerca de 600% nos primeiros dias da germinação e a vitamina E triplica em quatro dias. Cálcio, magnésio, ferro, zinco também são mais ricos em alimentos germinados do que na planta adulta.

Podemos obter altas quantidades de oxidantes em alimentos germinados de girassol, grão-de-bico, brócolis, feijão, bambu, alfafa (Medicago sativa), gergelim, beterraba dentre outros. (Butkutė, Taujenis, & Norkevičienė, 2019).

Mais benefícios

Estudo publicado na revista Cancer Prevention Research, mostrou que o consumo de brotos de brócolis com 3 dias, suprimem a bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), a principal causadora do câncer de estômago.

O brócolis possui um fitoquímico, denominado sulforafano, conhecido por suas propriedades benéficas à saúde porém esta é a primeira vez que um estudo mostra que a substância consegue combater o H.pylori. Na pesquisa foram avaliados 48 indivíduos japoneses infectados pela bactéria. A metade do grupo ingeriu durante 8 dias 70 gramas de brotos de brócolis. A outra metade ingeriu o equivalente em broto de alfafa. O grupo que fez o uso do brócolis conseguiu reduzir significativamente a infecção ao final dos 8 dias, o que não aconteceu com o outro grupo de pacientes. Mesmo que H.pylori não seja um problema para você o consumo de brócolis é muito interessante pois também protege o corpo contra outros tipos de câncer, inclusive nos pulmões, próstata, bexiga e mamas.

Como usar os brotos na alimentação?

Os brotos podem ser consumidos crus na salada, podem ser levemente refogados ou podem até ser adicionados a vitaminas ou shakes. Misture sua proteína em pó de escolha, com uma banana ou abacate, água ou leite vegetal e o broto que tiver em casa. Os brotos não vão alterar o sabor do seu shake mas vão enchê-lo com nutrientes.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/