Hábitos alimentares herdados no útero?

Será que crianças podem herdar preferências alimentares impróprias de mães que consomem gorduras e açúcares em excesso durante a gestação? Esta é uma das hipóteses levantadas por pesquisadores do Royal Veterinary College. Em um estudo, recentemente publicado, os cientistas, que alimentaram camundongos com bolachas e doces durante a gestação, demonstraram que os animais recém nascidos tinham maior preferência por alimentos não saudáveis.

A pesquisa é bem interessante uma vez que é óbvia a importância de uma alimentação saudável e balanceada antes, durante e após a gestação, tanto para a mãe, quanto para o bebê. Além disso, existe uma relação entre o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e junk food e o diabetes tipo 2, tanto em adultos quanto em crianças e adolescentes. Por isto, caso queira prevenir doenças crônicas em seus filhos comece a cuidar de sua alimentação bem antes do primeiro dia de vida de seus bebês.

Outros trabalhos serão importantes para que se possam estabelecer relações entre a alimentação durante a gravidez e os hábitos das crianças, uma vez que a pesquisa relatada foi conduzida com camundongos.

Extra: no módulo 9 do meu curso de yoga converso mais sobre nutrição na gestação e ensino as técnicas de yoga e meditação apropriadas para a gestante praticar em casa.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags