Vegetarianismo do jeito certo

O vegetarianismo possui várias vantagens como o menor impacto ambiental, melhor funcionamento intestinal, redução do risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer. Mas fazer a transição para o vegetarianismo nem sempre é fácil. Muitas pessoas acabam trocando os alimentos de origem animal (laticínios, carnes, ovos) por alimentos industrializados, muito pouco saudáveis. Experimentar coisas novas, aventurar-se na cozinha é importante para que você não fique refém dos alimentos empacotados.

 

Para conseguir se alimentar bem o vegetariano precisa de opções à mão como frutas, verduras, arroz, quinoa, cogumelos, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, hummus, molho de tomate, sopas. Várias preparações podem ser congeladas facilitando a vida. Dependendo do momento da vida em que estiver (infância, adolescência, gestação, lactação), se está saudável ou doente, suplementos poderão ser necessários.

Em meu programa alio a consultoria nutricional a um curso online, onde você vai adquirir informações precisas e ainda tirar dúvidas por meio da plataforma virtual de aprendizagem. Para começar preencha o formulário em anexo e envie-me por email. Abraço e muita saúde para você!

Solicite uma consultoria

Conheça também meu canal no YouTube.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

Propriedades do chá de cavalinha

A erva cavalinha (Equisetum arvense) é uma planta medicinal. Também é conhecida como cauda de cavalo, cavalinha dos campos ou cola de cavalo.

Pode ser usada como chá ou na água do banho. Apesar de seu uso ser bastante antigo, sempre consulte seu nutricionista ou médico, especialmente se estiver fazendo uso de medicações.

Vem sendo investigada e avaliada por ensaios pré-clínicos e clínicos em diferentes condições. Os resultados de tais estudos mostram que a mesma possui importantes efeitos, contribuindo para a prevenção e tratamento de:

Receita 1 de chá de cavalinha

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sopa de cavalinha (aproximadamente 50 gramas da erva seca);

  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar a cavalinha dentro de um recipiente;

  2. Ferver a água;

  3. Após, transferir a água fervente para o recipiente da cavalinha;

  4. Deixar abafado por cinco minutos. Coar e servir-se.

Receita 2 de chá de cavalinha:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de hibisco (12,6g) ( Hibiscus sabdariffa ) (flor);

  • 3 colheres de sopa (3,9 g) de cavalinha ( Equisetum arvense L.) (planta inteira e partes aéreas);

  • 1 colher de sobremesa (0,4 g) de cabelo de milho ( Zea mays L) (estigmas);

  • 1 litro de água. 

Modo de preparo:

  1. Colocar 1 litro de água para ferver, quando as bolhas começarem (100 ° C) desligadas.

  2. Após a água atingir 85 ° C, adicione as ervas e o café.

  3. Deixe em infusão por 10 minutos.

  4. Consumir 1 xícara (200ml) 3 vezes ao dia antes das refeições.

Recomenda-se consumir o chá ao longo do dia. A quantidade diária recomendada do chá é de duas a três xícaras. Para variar o sabor, uma opção é colocar a casca ou 1 rodela de abacaxi na água fervente. A casca da maçã também é bem-vinda.

A erva pode ser adquirida em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.

Precauções

A bebida não deve ser consumida por gestantes ou por mulheres que estejam amamentando. Alcalóides da planta aumentam o risco de parto prematuro, pode gerar queda do apetite, dores de cabeça ou mesmo desordens nervosas.

Como a erva contém pequenas quantidades de nicotina também não deve ser utilizada por bebês e crianças. Além disso, pessoas que apresentam hipotenção (pressão baixa). que estejam tentando parar de fumar não devem consumir a cavalinha. A tiaminase encontrada na planta reduz a absorção da tiamina (vitamina B1). Pessoas com alta ingestão de álcool comumente absorvem menos vitamina B1. Sintomas da deficiência de tiamina incluem falta de apetite, vômitos, dor abdominal e Indigestão, câimbra noturna nas pernas e pés, formigamento ou adormecimento de mãos ou pés, sonolência / atordoamento, aumento da sensibilidade à dor e nervosismo.

A cavalinha é rica em silicatos. Apesar de serem importantes para a saúde óssea, os mesmos podem agravar problemas gástricos, especialmente com o uso prolongado. Por isto, não recomenda-se o consumo do chá, de forma contínua, por mais de 2 meses.

Saiba mais sobre as propriedades dos alimentos no curso online 'Alimentos Funcionais'.

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

Conheça também meu canal no YouTube.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags

Terapia nutricional no Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma desordem neuropsiquiátrica, que costuma aparecer logo na infância. Tem como características a desatenção, inquietude e impulsividade. Uma das possíveis causas é a alteração na região pré-frontal do cérebro. Esta região é responsável pelo autocontrole do comportamento social, pela capacidade de focar a atenção, pela memória executiva, organização e pelo planejamento. Características positivas do transtorno incluem expansividade, criatividade, independência, agilidade mental e jovialidade.

Acredita-se que o transtorno possa ter causas genéticas. Contudo, o cérebro jovem também pode ser afetado por fatores como uso de drogas, álcool, cigarro ou medicamentos na gestação.

Alguns ou muitos dos sintomas diminuem ou desaparecem com o avançar da idade. Quando necessário, o tratamento do TDAH pode envolver medicação, atividade física, terapia, tratamentos para melhorar a qualidade do sono, além da alimentação adequada. 

Dietas equilibradas são fundamentais para o adequado desenvolvimento do cérebro. Estudos mostram que muitas crianças com TDAH possuem deficiência de nutrientes como o ômega-3, zinco, ferro, magnésio, vitaminas B6 e D. A correção da dieta e a suplementação dos nutrientes adequados auxiliam o tratamento de forma segura.

A importância do ômega-3 para o cérebro é constantemente relatada na literatura científica. Na gestação, por exemplo, a suplementação e/ou consumo de boas fontes de ômega-3 protege o cérebro contra uma eventual hipóxia - falta de oxigênio (Decker et al., 2016). Associar Ômega-3 com TDAH Control all in one. Para individualização marque aqui sua consulta.

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

Outra causa de perturbação do sistema nervoso e do sistema imune é o consumo de alimentos alergênicos. A exclusão de alimentos ricos em leite, glúten, ovos, chocolate, oleaginosas, açúcar, alimentos processados ricos em corantes e conservantes, assim como frutas e verduras tratadas com agrotóxicos deve ser testada como forma de aliviar os sintomas.

Também existem evidências de que o equilíbrio da microbiota intestinal é fundamental para a redução da neuroinflamação. Um intestino inflamado gera uma resposta inflamatória em vários tecidos, incluindo o tecido nervoso. Além da exclusão de alimentos inflamatórios, o uso de probióticos é recomendado.

Vários suplementos também vem sendo pesquisados. Os neurotransmissores do cérebro são formados a partir de nutrientes como os aminoácidos  L-tirosina e 5-hidroxitriptofano, os quais se transformam em dopamina e serotonina. Desta forma, a suplementação dos mesmos poderá ser recomendada.

O extrato do pinheiro marítimo francês, Pinus pinaster, é frequentemente utilizado para o TDAH pelas suas propriedades antioxidantes e vasodilatadoras. A erva perene Bacopa monnieri é usada pela medicina Ayurveda há milhares de anos para desordens neurológicas e comportamentais, e a conclusão de uma meta-análise de 9 estudos evidenciou seus benefícios cognitivos (Kongkeaw et al., 2014). A combinação de Panax ginseng e Gingko biloba também parece melhorar vários sintomas, desde problemas sociais à impulsividade (Lee et al., 2011). 

CURSO: NUTRIÇÃO NO TDAH

Não fique sem tratamento. Nossa equipe de nutricionista e psicóloga podem lhe ajudar com muitas estratégias para que consiga navegar melhor pela vida. Agende sua consulta.

Livros para explicar o TDAH para crianças

Yoga e meditação para redução da hiperatividade

Estudos recentes mostram que o treinamento da atenção pode ajudar crianças, adolescentes e adultos com déficit de atenção e hiperatividade. Yoga e meditação (ou práticas de atenção plena) contribuem ainda para a regulação hormonal, complementando a retirada de açúcar e outros tratamentos (como uso de medicamentos ou suplementos). Ninguém com déficit de atenção e hiperatividade vai conseguir entrar em uma sala e meditar por 1 hora, mas pode começar com 1 minuto, 2, 3 e ir progredindo até pelo menos 20 minutos diários.

Muitos profissionais de saúde e professores têm indicado a prática de yoga e meditação para toda a família. Isso mesmo, é uma jornada familiar. Pais que meditam e praticam yoga em casa estimulam os próprios filhos pelo exemplo. Pais com treinamento em Yoga vêem o comportamento dos filhos melhorarem ao longo do tempo, resultando em uma melhor relação com os mesmos, o que por sua vez ajuda na melhoria dos sintomas de TDAH e também de autismo.

FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE YOGA
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/