Verduras, castanhas, sementes, leguminosas e frutas são uma parte essencial de uma dieta saudável e balanceada. Estes alimentos não são apenas ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, mas também em fitonutrientes. Os fitonutrientes são compostos semelhantes aos nutrientes (vitaminas e minerais) mas possuem outras funções, atuando como antioxidantes, quelantes, compostos antiinflamatórios, antibacterianos…
Fitonutrientes = fitoquímicos = compostos bioativos
Estes termos são intercambiáveis na literatura. O importante é que são substâncias naturais encontradas nas plantas e capazes de melhorar a saúde e prevenir ou ajudar a tratar doenças. Ajudam a melhorar a imunidade, a desintoxicar o corpo, a retardar o envelhecimento e suas doenças associadas, incluindo osteoporose, doenças cardíacas, esteatose hepática e diabetes. Já foram identificados mais de 5.000 fitonutrientes, mas conforme mais plantas vão sendo estudadas, mais vão aparecendo. Dentre os fitonutrientes mais estudados estão:
Encontrar alimentos ricos em fitonutrientes é a coisa mais fácil. Todos os alimentos de origem vegetal contém fitonutrientes. A cor, o sabor e o cheiro dos alimentos são determinados por seu conteúdo fitoquímicos. As frutas vermelhas, por exemplo, obtêm suas cores roxa, vermelha ou azul das antocianinas. Frutas e vegetais de cores diferentes, como verdes, vermelhos, amarelos e roxos, oferecem fitoquímicos diferentes. Esta é mais uma razão para variar bastante, consumindo durante a semana todas as cores do arco-íris.
Uma forma de incorporar mais fitonutrientes na dieta é consumindo chás variados