O boldo (Peumus boldus Molina) é uma planta medicinal excelente para o tratamento da má digestão, problemas do fígado e gases.
É fonte de substâncias especiais, as catequinas e compostos fenólicos, que possuem propriedades antiinflamatórias e conferem à folha um sabor amargo. A planta também é fonte de boldina, protetora do fígado e da vesícula.
A erva pode ser comprada em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação. Para fazer o chá de boldo deve-se adicionar 20g da planta em 1 litro de água fervente. O chá pode ser tomado quente ou frio durante todo o dia.
Apesar de seus efeitos medicinais o chá de boldo não deve ser consumido durante muito tempo. Enquanto a baixa dosagem protege o fígado altas dosagens possuem o efeito contrário. A literatura médica mostra que 15 dias de macerado de boldo desencadeia hepatite por excesso de princípios ativos no fígado.
O boldo também pode ser abortivo, causar vômitos, diarreia e até problemas no sistema nervoso. Assim, é contraindicado para gestantes e mulheres que amamentam, assim como pacientes com pancreatite, hepatite, inflamação das vias biliares e cirrose.
Para mais informações consulte as informações no curso online em fitoterapia.
Comeu demais? Está com indigestão?
Existem opções: jejum, outros chás digestivos para intercalar com o boldo (erva doce, tomilho, hortelã, gengibre), enzimas digestivas antes da próxima refeição e vinagre de maçã 10 minutos antes.
Vinagre de mação deve ser orgânico, garrafa de vidro, como: https://amzn.to/3RIGxnl
Enzimas digestivas, como: https://amzn.to/3NIeAL5
Ou se o problema for especificamente proteína use pepsina e betaína HCl, como: https://amzn.to/3H1EUw8
Também vale a pena usar um probiótico antes de dormir: https://amzn.to/3tIINTy