O que você quer? (E está fazendo o que precisa para conseguir?)

Se você pudesse jogar tudo pro alto e fazer exatamente o que quer, o que seria? E isso te faria realmente feliz? Estaria de acordo com seus valores e sua vocação (aquele impulso que você tem para cuidar de alguma necessidade do mundo)? E o que te impede de começar? De ter uma vida mais plena, satisfatória, cheia de propósito?

Todo mundo tem muitos sonhos. Alguns vão sendo alcançados, outros vão sendo adiados ou deixados de lado. O problema é que quando deixamos coisas importantes de lado nossa vida fica sem graça, sem finalidade. 

Algumas pessoas deixam de cuidar da saúde, outras deixam de dar tempo de qualidade para quem importa (filho, marido, esposa, pais, amigos), outros deixam de contribuir no trabalho e tem aqueles que param de vez de sonhar. Podem achar que tudo é difícil demais, que as coisas não acontecem, que não vale a pena investir tempo, dinheiro ou estudo em algo. Observe se não está dando desculpas para não fazer algo que é importante demais para você. Muita gente é especialista em sabotar os próprios sonhos ("sou muito novo", "sou muito velho", "não tenho dinheiro", "não fiz faculdade", "não sou bonito", "não sou alto", "não sou magro", "o que os outros vão pensar?", "o que os outros vão dizer?" e por aí vai).

Se você acha que seu sonho é grande demais, que tal dividir tudo em pequenos objetivos? Não importa se o que você quer é mudar de carreira, viajar o mundo, comprar uma casa, casar, emagrecer 20 kg, montar uma ONG, correr uma maratona... Aventure-se. Coloque sua meta no papel e rascunhe quais serão os pequenos passos, como será o percurso. Esse mapa vai te ajudar a se manter no foco. Pequenos objetivos podem mudar, podem ser adaptados ao longo do caminho. Não há problema. A vida é assim mesmo. O importante é começar, mesmo sem ter 100% de certeza sobre o que é isso que você quer ou sobre qual seria o melhor caminho a percorrer. 

Trabalhei na área de educação por mais de uma década e via muito isso em meus alunos. Não sabiam para onde estavam indo e iam ficando desesperados. Ou sabiam onde queriam chegar mas se perdiam no meio, angustiados com a demora do processo, angustiados sobre o futuro. Dar aula não era nada, muito mais desafiador era motivar um aluno prestes a desistir no final do curso, não porque houvesse descoberto outra vocação, mas por medo. Medo de errar, medo de fracassar, medo de não conseguir se sustentar, medo de arriscar... Os medos eram tão comuns que decidi trabalhar ferramentas de coaching com eles em sala de aula. 

Os alunos foram se fortalecendo, contando sobre as aulas para outros alunos e mais gente foi se interessando. Para conseguir ajudar todo mundo que me procurava acabei juntando todo o material em um curso online para estudantes e profissionais de saúde. O curso aborda ferramentas de coaching, ferramentas de autocoaching, ferramentas para alavancar a carreira ou o negócio dentre muitos outros conteúdos. Para saber mais clique aqui.

Para os que desejam emagrecer sugiro a consultoria ou a combinação dos seguintes cursos: autocoaching com os cursos de reprogramação emocional e alimentação consciente.

Depoimentos de profissionais de saúde:

Você é profissional de saúde e quer aprender a trabalhar com coaching? Clique aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags

Atenção plena e emagrecimento: está pronto para assumir um compromisso radical com seu bem-estar?

Com a sensação de que está faltando algo muita gente se afoga em pratos de comida ou em garrafas de cerveja. Mas no fundo, o que falta mesmo é viver plenamente o presente sem se martirizar tanto como passado, sem se preocupar tanto com o futuro. "Falar é fácil", muitos vão dizer. E estão certos. Falar é muito mais fácil do que agir. Mas precisamos agir, não é mesmo? Pois quem revive demais o passado pode se deprimir e quem se preocupa demais com o futuro acaba vivendo com muita ansiedade.

E quando estamos tristes ou ansiosos acabamos buscando válvulas de escape. Para alguns pode ser a comida, para outros a bebida. E nenhuma dessas estratégias alivia a dor por muito tempo. Uma forma de voltar ao presente é com a prática de mindfulness ou atenção plena. Na verdade, não é nem uma prática. É um estilo de vida que, de acordo com pesquisas de grandes universidades como Harvard, UCLA, Oxford e MIT, exerce grande influência sobre a saúde, o bem-estar e a felicidade.

Mas por ser um estilo de vida, seu cultivo é um processo, que se desenrola e se aprofunda com o tempo. Por isto, é mais eficaz se você a assume como um compromisso sério consigo mesmo, o que exige persistência e disciplina diária. Você está preparado para se dedicar a si mesmo, a aprender a viver no presente e, no processo, fazer melhores escolhas alimentares e perder peso?

Se estiver te convido a embarcar comigo no curso online alimentação consciente. 

Saiba mais

Muita coisa está em jogo: sua qualidade de vida, seus relacionamentos, seu bem-estar, seu equilíbrio mental, sua felicidade e sua postura diante das dificuldades. Radicalize. Dedique-se a você!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

Dieta cetogênica no tratamento da epilepsia

Avanços nas pesquisas mostram que dietas pobres em carboidratos e ricas em gorduras (dietas cetogênicas)  podem reduzir a excitação cerebral, tendo ação anticonvulsivante e antiepiléptica (Pereira et al., 2010).

O fígado converte gorduras a corpos cetônicos, os quais chegam ao cérebro e são utilizados como fonte de energia. Para a pesquisadora Dra. Mackenzie Cevenka a dieta cetogênica é eficiente para tratar pelo menos metade dos adultos epilépticos graves e resistentes a drogas convencionais. De acordo com pesquisadores do Hospital Johns Hopkins a dieta costuma ser segura mesmo para crianças. Com a redução das crises a dieta contribui ainda para a melhor estimulação e desenvolvimento psicomotor.

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

É bom destacar que há necessidade de acompanhamento e individualização por profissionais especializados na área já que a dieta pode ter efeitos colaterais como letargia, anorexia e complicações gastrointestinais (Hirano et al., 2015), atraso no crescimento, acidose metabólica e dislipidemia (Vilches, 2016). 

A suplementação de nutrientes específicos pode ser necessária. Nutrientes como  vitaminas B6 e C, os minerais manganês, magnésio e zinco, além do inositol também vem sendo estudados como coadjuvantes do tratamento das convulsões e epilepsia.

DIETA CETOGÊNICA PASSO A PASSO (para leigos).

Se você é profissional de saúde entre na plataforma t21.video

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE

A PLATAFORMA DA SAÚDE METABÓLICA: HTTPS://T21.VIDEO

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/