Motive-se para conseguir o que deseja: 5 dicas

Está mesmo muito complicado mantermos a motivação com tanto acontecendo em nossas vidas. Quem gostava de malhar na academia não pode ir, quem gostava de correr na rua não pode sair. Dá para fazer um monte de coisas em casa? Dá. Mas depois de 2 dias desistimos de meditar. Fazemos várias resoluções no domingo e na segunda já nem lembramos delas. Seja porque não são mesmo importantes, seja pelos níveis de estresse, seja pela tristeza. Só que a saúde vai sofrendo. Perdemos massa magra, ficamos mais inflamados e se não nos cuidarmos logo, logo estaremos doentes. De fato, a quantidade de infartos cardíacos aumentou.

Então, como quebrar o padrão e fazer o mínimo para mantermos a sanidade e a saúde física? Estudos científicos mostram que é possível pararmos de procrastinar e adotarmos hábitos mais produtivos mesmo em momentos como esse.

Dicas para começar a fazer o que precisa

1) Tenha clareza sobre seus objetivos e também sobre seus sentimentos. As razões para você fazer algo precisam ser suas. Não adianta copiar a vida dos outros. Dizer que vai emagrecer para que os outros te achem mais bonito(a) não vai te fazer emagrecer. Você é quem tem que ter clareza sobre seus valores, sonhos e objetivos. Sobre como deseja se sentir neste momento, sobre o que é mesmo importante em sua vida e de seus familiares, independentemente dos julgamentos e opiniões alheias. Uma mudança agora impactaria sua vida positivamente? Se sim, faça um exercício e visualize o destino final: onde você estará, com quem estará, quem compartilhará com você sua vitória, o que você estará vestindo, qual será a sua expressão facial, como estará seu humor?

2) Pratique até ficar natural. Mudar hábitos antigos leva tempo. Ficamos presos em velhos comportamentos. Quanto tempo leva uma mudança? Alguns falam em 21 dias. Mas tudo é variável. Uma pessoa que recebe um diagnóstico de câncer de pulmão pode parar de fumar imediatamente. A grandeza da situação é tamanha que não são necessários 21 dias. Outras pessoas preparam-se por meses ou anos para parar de fumar. Se algo é importante para você tente de novo. Olhe para frente, monitore seu progresso, busque a ajuda que precisar, repita o comportamento várias e várias e várias vezes. A maior parte das coisas precisa de repetição. As mães dizem para os filhos por anos que devem escovar os dentes. Anos. Um dia (aos 6, 7, 8 anos ou mais) as crianças passam a escovar os dentes sozinhos. Você comeu pão a vida toda à noite? Mudar provavelmente não será fácil, mas se precisar você consegue! Caiu? Levante e repita, pratique até ficar natural.

3) Não seja tão rígido. Eu sou perfeccionista. Antes, quando não conseguia dar meu 100% achava que não valia a pena fazer nada. Hoje penso diferente, feito é melhor que perfeito. Quando criei este blog em 2005 só escrevia quando tinha tempo para pesquisar, ler e reler. Hoje tenho um compromisso em entregar conteúdo de qualidade com maior frequência. Nos últimos meses tenho me dedicado a escrever diariamente. E a gravar vídeos. Às vezes encontro um errinho de concordância no texto. Quando isso acontece vou lá e concerto. Mas me perdoo. Acho melhor ter um errinho do que deixar de escrever sobre o que acho importante. A mesma coisa vale para os vídeos que ainda são mais constrangedores pois mostram nossas rugas, olheiras, cabelo que acordou esquisito. Mas o importante para mim é transmitir a mensagem do dia. Então vamos lá, sem cobranças e autopunições desnecessárias. 

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

O mesmo vale para quem está de dieta. Às vezes dá vontade de atacar o pacote de biscoitos, a caixa de chocolates, o saco de batata frita. E se aconteceu, paciência. Você não é um fracasso por causa disso. Ao invés de desistir de tudo, pense no quanto precisava, no quanto foi bom e volte ao seu caminho em busca de uma vida mais saudável. É natural dar dois passos para frente e um para trás.

4) Premie-se. Seja grato por sua capacidade de se reinventar, de crescer mesmo em meio a esta bagunça mundial. Como você se cuidaria hoje, se premiaria hoje, teria um pouco de alegria e prazer hoje, nas condições que encontra-se? Parar para ouvir uma música, para tomar um banho gostoso, para conversar com alguém legal, para ver um vídeo no youtube? Qual é a sua ideia? Estou no mesmo barco e adoro dicas!

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags