Aposentadoria não significa inatividade. Idosos acumularam muita experiência, mas ainda estão desenvolvendo-se e podem precisar de ajuda.
Uma das muitas preocupações de idosos é a osteoporose, uma doença caracterizada por maior fraqueza óssea e risco de fraturas. São fatores de risco para osteoporose:
Desequilíbrios hormonais prolongados
Uso de determinados medicamentos, como esteróides
Deficiência de nutrientes como cálcio, vitamina D e vitamina K
Inatividade física
História familiar de osteoporose
Tabagismo
Alto consumo de cafeína, sal ou álcool
Todas estas são áreas de intervenção para um coach de saúde. Na área integrativa trabalhamos também com yoga e ayurveda. Para o ayurveda, a osteoporose é caracterizada por um excesso do dosha vata. Por isto, são sugeridas terapias como maior consumo de alimentos que pacificam vata, como leite, ghee, tofu, tempeh, extrato de amêndoas, abóbora, lentilha, batata doce, feijão verde, azeite, camomila, gengibre fresco, canela, hortelã, dente-de-leão, água de coco, uvas pretas, rabanete, alho, urtiga, cardo mariano, sálvia, valeriana, urtiga, ginseng, cavalinha e alfafa. Neste caso, o jejum (tão na moda) não é recomendado.
A auto-massagem regular (abhyanga) com óleo de gergelim prensado a frio é excelente para reduzir o excesso de vata e, portanto, reduzir sua atividade catabólica sobre os ossos. A prática de yoga também é bastante recomendada pois trabalha a musculatura e fortalece todo o corpo. Também melhora o equilíbrio, reduzindo o risco de quedas.
Para aprender mais sobre este processo de autoconhecimento e desenvolver-se em grande medida em apenas 1 ano inscreva-se no curso de formação de coaches de saúde integrativa.